Quem ama tecnologia está sempre procurando diferentes tipos de gadgets para preencher sua casa. Se você é uma destas pessoas, este pode ser um dispositivo bem interessante.
Recentemente nós analisamos as lâmpadas inteligentes da Xiaomi que permitem ser controladas por aplicativo, uma solução bastante atrativa para quem quer ter o controle da casa na palma da mão. A Philips também tem uma linha de produtos LED RGB inteligentes e neste artigo eu falo sobre a Philips Zhirui Bedside, uma das lâmpadas desta família. Este modelo é feito para funcionar como um abajur ou ficar na cabeceira de cama e pode ser controlada de maneira inteligente. Confira o unboxing abaixo.
Link de compra da Philips Zhirui Bedside na Gearbest
Ainda que não seja compatível com assistentes de voz como a do Google e Amazon, essa lâmpada da Philips apresenta alguns pontos interessantes que merecem destaque. OBS.: Pode vir a ter suporte em breve já que tem microfone embutido ou mesmo bastaria que o app trouxesse o suporte.
Dentro da embalagem dela vem apenas um manual e o corpo da lâmpada com uma fonte de alimentação USB tipo C. Como ela é bivolt, basta encaixar o USB e plugar na tomada para começar a utilizar. Ahhhh, o padrão de conexão aqui é o internacional e não o nosso, sendo necessário de um adaptador.
Preço
A lâmpada que você conferiu o unboxing acima veio importada da China e nós recebemos ela pela Gearbest. Pela loja online do site ela está custando mais ou menos R$280 em conversão direta, exatos $69,99 lá fora.
A caixa está um pouco amassada e reflete o sistema de correios brasileiro, quem compra muitos produtos pela internet já deve ter visto algo semelhante.
Modos de uso
Um dos maiores diferenciais desta lâmpada é ser WiFi e poder ser controlada de maneira inteligente e de forma remota, mas também é possível controlá-la sem aplicativo de celular.
Apesar de o manual vir em chinês, ele tem uma parte muito útil que descreve todos os modos de uso manual que a lâmpada tem.
A base dela é fixa e o corpo na parte superior pode ser girado, a maioria das funcionalidades no manuseio utiliza essa parte móvel. No vídeo abaixo eu demonstro os modos de manuseio e em seguida enumero eles.
1 – Um clique na parte superior da lâmpada para ligar ou desligar;
2 – Girar a base para alterar a intensidade de brilho no modo cor e alterar a temperatura de cor no modo colorido;
3 – Pressionar o botão por 3 segundos para mudar para o modo cabeceira (bedside);
4 – Dois cliques no botão para alterar entre o modo colorido e o modo de luz branca;
5 – Segurar o botão e girar a base para alterar a cor;
Instalação
Se você quiser utilizar este gadget apenas com controles manuais, ele cumprirá bem sua proposta mas não terá sido utilizado no seu potencial máximo e que que o torna mais interessante. O grande diferencial dele é poder se conectar ao roteador da casa e passar a ser controlado de maneira inteligente e remota. Assim como as lâmpadas LED inteligentes Yeelight da Xiaomi, a Philips Zhirui também utiliza o aplicativo Mi Home da empresa chinesa. A instalação da lâmpada, no entanto, pode ser um pouco complicada. Na verdade, a solução para instalar sem problemas é simples, mas descobrir ela é que é difícil.
Ao instalar o aplicativo da Xiaomi em seu celular, você deve selecionar a região base de onde o aplicativo buscará informações. Se você escolher um server nos Estados Unidos, a quantidade de gadgets suportados e o número de funcionalidades será menor do que se você utilizar um server da Ásia. Como padrão, vem recomendado que você utilize um server de Singapura, que também não traz as lâmpadas da Philips como opção para conectá-las, é necessário mudar para um que tenha, eu escolhi Mainland China. Assim que eu fiz isso, o aplicativo passou a reconhecer e deu tudo certo. Assista no vídeo acima.
Veja nossa vídeo análise para detalhes da instalação
O aplicativo
Depois de fazer o ajuste acima você tem a possibilidade de controlar algumas funcionalidades pelo aplicativo, todos os modos e controles possíveis manualmente e alguns outros.
Confira abaixo as funcionalidades disponíveis pelo app.
As opções mais inteligentes são as de programar para ligar e desligar, que permitem programar para desligar próximo da hora de você dormir e ligar quando quiser acordar, receber uma visita, etc, tudo depende do seu uso e da sua criatividade.
É possível fazer um agendamento semanal escolhendo quais dias e horários ela irá desligar ou desligar nas configurações escolhidas por você.
Conclusão
A Philips foi uma das pioneira no lançamento de luzes RGB e inteligentes para a residência com a linha HUE e esta deve se tornar uma tendência daqui para frente. A mudança de cores em um espaço pode criar diferentes ambientes e possibilita a adaptação para cada situação.
Se você estiver vendo um filme, pode colocar uma luz mais azulada com pouca intensidade, em um jantar romântico você pode mudar para uma cor mais quente, e assim por diante de acordo com a sua criatividade. Isso é, sem dúvida, muito interessante, até mesmo deixar ela “piscando” em uma festa de acordo com o som.
Como a Philips Zhirui foi inicialmente desenvolvida visando ficar ao lado da cama ou funcionar como um abajur na sala, sua intensidade de brilho não é muito grande, 300 lúmens, ela não é feita para iluminar cômodos grandes, serve para mudar ambientes que estejam com as outras luzes apagadas.
O principal problema com ela está em descobrir que você precisa escolher um server que tenha a compatibilidade no aplicativo Mi Home, já que o manual está em chinês. Fora isso, o seu design é mais bonito e bem acabado que o modelo bedside da Xiaomi e os modos de uso são muito práticos e simples de dominar. Ela cumpre muito bem sua proposta.
Link de compra da Philips Zhirui Bedside na Gearbest
Confira abaixo o vídeo mais completo que fizemos falando da lâmpada e não deixe de dar uma olhada também nas lâmpadas inteligentes da Xiaomi que também tem vídeo no canal e um artigo aqui no site.
Design limpo
Preço justo
Fácil de manusear
Aplicativo simples de usar
Manual apenas em chinês
Não é compatível com assistentes de voz
- Categorias
- Tags