Índice do Artigo

Vestível

Huawei Watch GT 2 - ótimo para exercícios, mas poderia fazer mais

Belo design, boa performance e autonomia são os destaques do vestível

O Huawei Watch GT 2 é um relógio inteligente com funções de monitoramento dos exercícios. Ele traz algumas evoluções discretas em design e funcionalidade comparada a primeira geração, e busca atender quem quer um vestível com algumas capacidades, mas não quer gastar tanto ou ter a duração de bateria curta dos smartwatchs topo de linha.

Especificações principais (46mm):

– Tela 1.39 polegadas AMOLED 454 x454
– Conectividade Bluetooth 5.1, BLE
– Sensores de batimento, acelerômetro, geomagnéticos, pressão do ar, luminosidade e GPS
– Suporte ao Android 4.4 ou superior e iOS 9 ou superior
– Bateria de 455 mAh, autonomia estimada de 14 dias
– Construção em metal e plástico
– Peso de 41 gramas
– Dimensões: 445.9 x 45.9 x 10.7mm

Análise em vídeo

Design

O Watch GT 2 é um belo relógio. Sua construção em metal integra muito bem o corpo com a tela, e passa a sensação de robustez. Há dois botões físicos na lateral com excelente encaixe e construção, e são bem-vindos já que a tela sensível a toques pode parar de responder corretamente quando molhada. Falando em molhado, esse modelo tem resistência a água IP68, então aguenta até 5atm.

O grande destaque sem dúvidas é o display. Temos aqui uma belíssima tela de 1,39 polegadas com a tecnologia AMOLED, e ela é o ponto alto desse relógio. Com excelentes cores e alta definição, o GT 2 tem uma bela interface e é bastante confortável ver toda a grande quantidade de informações que é possível ter nesse display.

O encaixe da pulseira segue o tradicional formato de relógios, então temos potencial quase ilimitado de combinações viáveis e de disponibilidade de pulseiras de terceiros. Eu gostei da pulseira de fluorelastômero que veio como modelo de testes, servindo bem mesmo durante as atividades físicas.

Funcionalidades

A GT 2 usa um conjunto de sensores para monitorar a atividade do usuário ao longo do dia. O sensor de movimentos pode contar os passos e o tempo ativo ao longo do dia, e combinado com o sensor de batimentos também traz informações como qualidade do sono e até níveis de estresse.

Se o usuário iniciar manualmente, entra em ação o GPS para monitorar o exercício, gerando gráficos de deslocamento e desempenho que depois podem ser vistos de forma detalhada no celular. A GT 2 tem suporte a atividades na água, conseguindo medir os batimentos cardíacos mesmo submersa. Por motivos pandêmicos, não consegui testar essa capacidade.

A GT 2 também inclui o oxímetro, e como comentamos na análise da Honor Band 5, o sensor torna possível medir o SPO², verificando a saturação de oxigênio arterial. Ele é relevante para detectar algum problema sério, como algo distúrbio grave na respiração. Para uma pessoa saudável os valores ficam em 95% ou superior, então ele acaba não tendo muita utilidade para uma pessoa em boas condições de saúde, afinal os resultados sempre serão algo nessa casa.

Outro destaque para quem quer praticar esportes é que esse relógio pode controlar músicas do celular ou mesmo armazenar algumas em sua memória interna, sendo possível ouvi-las através de um fone bluetooth.

O relógio tem conectividade com o celular, e traz funções como exibir notificações. Aqui, infelizmente, a Huawei poderia ter ido mais longe e implementado alguma interatividade com as mensagens, como ao menos um conjunto de respostas rápidas.

Outra coisa que ficou de fora são apps. O sistema operacional utilizado não possui uma loja de aplicativos, então não dá para instalar novos aplicativos no relógio. É uma pena, considerando o potencial de sua ótima tela e o bom desempenho do chip utilizado. Algumas funções já estão embarcadas, como um despertador, mas gostaria de poder trazer mais recursos, como um timmer, por exemplo.

Uma das funções que a Huawei tem acertado é o monitoramento de sono. A GT 2 traz o excelente sistema que vemos nas pulseiras inteligentes da empresa, com relatórios detalhados e claros da qualidade do sono. 

Autonomia e performance

A Huawei equipou seu relógio inteligente com o chip Kirin A1 e combinou com uma bateria de 455 mAh, prometendo até duas semanas de autonomia, algo ótimo considerando o amplo display AMOLED que equipa esse relógio.

Usando todas as funcionalidades e eventualmente monitorando exercícios, tive 9 dias de uso antes de descarregar. Isso mostra que basta ser um pouco mais modesto no uso para chegar aos 14 dias prometidos, mas mesmo no meu uso mais de uma semana de autonomia é um ótimo resultado. Isso quer dizer que quando surge o aviso de pouca carga, você ainda não precisa se preocupar em carregar no mesmo dia o relógio, pode até ficar para o dia seguinte.

Na performance o GT 2 também se saiu bem. Navegar entre as interfaces é algo rápido e fluido, e no máximo dá para ver uma ou outra interface “se atualizando” assim que você abre ela. Nada de grave, e acontece em muitos vestíveis que já testamos.

Conclusão

O Watch GT 2 é um ótimo relógio inteligente com funções fitness, atendendo muito bem que busca um vestível para acompanhar e monitorar suas atividades físicas, além de controlar as músicas do seu celular e também armazenar ele próprio algumas trilhas.

Seus pontos altos incluem a bela tela, o bonito design com uma ótima construção em metal e a ótima autonomia, superando com folga uma semana de uso e não dando dor de cabeça ao usuário, que não precisa ficar sempre com o carregador à mão todos os dias.

Uma pena que a Huawei foi modesta na implementação de funcionalidades. Sem ser possível instalar novos apps, ficamos restritos as capacidades embarcadas no relógio, e que não são muitas. Falta coisas pequenas, como alguma forma de responder mensagens e utilitários como timmers, por exemplo, presente em produtos até mais baratos como pulseiras.

A Watch GT 2 está em um bom equilíbrio entre os modelos de entrada e os smartwatches high-end

Apesar desses defeitos, a GT 2 é uma recomendação segura para quem busca um relógio inteligente de ótima qualidade para monitorar seus exercícios, mas não está buscando algo complexo como relógios cheios de apps e funcionalidades adicionais. Em contrapartida, temos aqui um preço mais acessível comparado a um Apple Watch ou um Galaxy Watch, além de uma autonomia bem melhor.

Prós

Belo visual

Design leve, compacto e confortável

Boa autonomia

Exibe notificações

Rastreamento de atividades físicas e sono

Encaixe da pulseira no padrão de relógios tradicionais

Contras

Sem possibilidade de instalar mais apps

Não detecta exercícios automaticamente

Não dá pra usar a tela pra respostas