Índice do Artigo

Android

Audi e Volvo trarão nova versão do Android integrada em seus carros de fábrica

Em uma postagem em seu site, a equipe responsável pelo Android revelou que a Volvo e a Audi trarão uma versão do sistema operacional integrada em seus veículos de fábrica. Atualmente, os carros utilizam o Android Auto, que precisa de um smartphone para funcionar nos carros das companhias.

O que é Android Auto, o sistema operacional
da Google feito especialmente para automóveis

Assim como o Android Auto, o Android integrado trará ferramentas como o Google Maps, streaming de música e serviços da Google Assistant diretamente no painel do veículo, sem a necessidade de conectar um dispositivo móvel com o carro.


Conceito de carro da Audi com Android integrado

Como a Audi faz parte do consórcio que é dono do Here Maps, os carros da companhia também trarão a opção de utilizar o sistema de mapas criado pela Nokia nativamente no veículo.

Além das tecnologias conectadas, o Android para carros ainda permitirá controlar funções mecânicas do carro, incluindo abrir e fechar os vidros, posicionar os banco e ajustar a temperatura do ar condicionado.

A Volvo também anunciou que a parceria com a Google vai trazer aplicativos para a geração atual de carros. A companhia revelou que está trabalhando para adicionar o Google Local Search, um aplicativo de serviço baseado em localização, aos carros atuais que possuem Sensus Navigation.

“Com o advento do Android, vamos abraçar um rico ecossistema, mantendo a nossa icônica interface do usuário Volvo. Ofereceremos centenas de aplicativos populares e a melhor experiência integrada nesse amplo ambiente conectado” 
– Henrik Green, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars

Ainda não temos informações de quando a primeira leva de veículos com Android de fábrica será lançada, mas a Google fará o evento I/O em 17 de maio, onde teremos novidades e um preview do sistema em funcionamento.