Índice do Artigo

Android

Bluesky, alternativa descentralizada do Twitter, agora disponível para Android

Novo aplicativo oferece aos usuários controle e personalização de seus feeds sociais

Bluesky, alternativa descentralizada do Twitter, agora disponível para Android
Créditos: Getty Images

Bluesky, a alternativa descentralizada do Twitter apoiada por Jack Dorsey, agora tem um aplicativo para Android. O lançamento segue o lançamento do aplicativo para iOS do serviço, que foi lançado no final de fevereiro. No entanto, para acessar o serviço, precisará entrar na lista de espera ou obter um código de convite de um amigo.

O aplicativo, lançado na App Store da Apple em fevereiro, é baseado em um padrão de código aberto para mídias sociais chamado protocolo AT, iniciado em 2019 como um projeto paralelo financiado pelo Twitter quando Dorsey ainda era CEO da plataforma.

Atualmente, a comunidade é bastante pequena, com mais de 25 mil pessoas, e parece que todos estão realmente dedicados a manter um ambiente positivo. É também surge como uma boa alternativa ao Twitter, que continua a piorar a cada dia e provavelmente deve piorar com o fim dos selos de verificado que aconteceu na última quinta-feira (20).

É possível baixar o Bluesky na Google Play Store, mas precisará do código de convite para acessá-lo. Para obter um, entre na lista de espera enviando seu e-mail no site oficial.

Feito para agradar o usuário

O aplicativo foi projetado para permitir que os usuários decidam como desejam ver e consumir as redes sociais. “Para os desenvolvedores, um mercado aberto de algoritmos fornecerá a liberdade para experimentar e publicar algoritmos que qualquer um possa usar“, escreveu o CEO Jay Graber no mês passado. “Para os usuários, a capacidade de personalizar seu feed lhes dará de volta o controle de seu recurso mais valioso: sua atenção.

Graber disse que a moderação é uma das últimas peças do quebra-cabeça a serem resolvidas antes que o aplicativo seja aberto ao público “porque queríamos priorizar a segurança do usuário desde o início“, escreveu ele em um post recente no blog. Aparentemente, o aplicativo usará uma mistura de filtragem automatizada e moderação no nível do servidor controlada por administradores. Em seguida, “permitiremos que os usuários se inscrevam em conjuntos adicionais de etiquetas de moderação que possam filtrar mais conteúdo ou contas“.

Via: Bluesky

Via: Bluesky