Se você achou que os 10 núcleos do processador Helio X30, feitos em 10nm, eram o ápice para um chip mobile, a MediaTek vai te surpreender novamente. De acordo com o DigiTimes, a empresa taiwanesa está trabalhando com a TSMC para produzir um processador para smartphones de 7nm e 12 núcleos.
Segundo o site, as empresa vão continuar trabalhando juntas e a produção do novo processador da família Helio começa nos próximos meses.
O objetivo da empresa com o novo processo de fabricação e aumento de núcleos é gerar um crescimento na potência do processador e melhorar a eficiência energética do chip, para continuar competindo com os Snapdragons da Qualcomm, que se equiparam no desempenho utilizando de quatro a oito núcleos de processamento.
A adoção dos 7nm também está ligada com os padrões do mercado. A Samsung, uma das maiores competidoras no mercado mobile, já anunciou que pretende lançar processadores mobile de 7nm no mercado em 2018. Levando isso em conta, possivelmente o Galaxy S9 e futuros Galaxy Note devem chegar com um Exynos nessa arquitetura.
Atualmente, a MediaTek está trabalhando com a TSMC para lançar o Helio X30 em smartphones topo de linha na China. O chip móvel é o segundo da empresa a combinar arquitetura de 10nm e 10 núcleos, seguido do Helio X20, presente no smartphone Quantum Fly.
- Categorias
- Tags