Índice do Artigo

Android

Como compartilhar a localização no Android usando o Google Maps?

O Google Maps pode ser utilizado para compartilhar a sua localização facilmente e de forma ágil, com um passo-a-passo de como encontrar o recurso

Como compartilhar a localização no Android usando o Google Maps?
Créditos: Shutterstock

O compartilhamento de localização se tornou um recurso muito importante no cotidiano das pessoas, que pode mostrar para amigos e familiares onde você está e até ser um sinal de aviso caso esteja acontecendo algo perigoso. Porém, enquanto muitos confiam na função existente em aplicativos como Uber, WhatsApp e diversos outros, podemos fazer isso diretamente do sistema Android, através do Google Maps.

Caso não possa depender destes apps terceiros, aqui explicamos o passo-a-passo que permitirá que compartilhe o local que está em segurança e sem muita burocracia. Isso também impede que você tenha de fazer o download de software apenas disso, como o Life360. Afinal de contas, para quê usar um sistema de fora quando o seu próprio celular é capaz de executar a mesma função e diretamente de fábrica?

Usando Google Maps para compartilhar a localização

Os passos são simples e você pode executá-los facilmente enquanto lê este texto. Vamos seguir cada um com prints também, para você não se perder e acabar clicando em outras funções e vale lembrar que você precisará estar com a opção Local ativa em seu smartphone ou tablet para que tudo funcione devidamente.

1 – Ative a opção Local em seu dispositivo;

2 – No seu smartphone, abra o Google Maps;

3 – Assim que ele estiver aberto, clique na sua foto de perfil que fica no canto direito superior;

4 – Selecione a opção Compartilhar Local;

5 – Clique no botão azul Compartilhar Local para confirmar a função;

6 – Selecione por quanto tempo deseja que sua localização seja vista, assim como pode escolher para quais contatos enviará

No fim, você pode permitir que sua localização fique disponível pelo período de 1h ou até o momento de sua desativação manual, dependendo do tipo de situação que estiver isso pode ser de grande auxílio em momentos de aperto. Vale notar também que é interessante que seu smartphone deve continuar conectado via internet, seja através do Wi-Fi ou do 3G/4G/5G para que as pessoas possam acompanhar se há alguma movimentação sua durante o período.

Via: Google Maps

Via: Google Maps