A Google anunciou nesta terça-feira (5) os detalhes de uma leve mudança na identidade visual do Android, o sistema operacional para dispositivos móveis da empresa. Na última semana, ela já havia indicado que alterações estavam a caminho na plataforma.
A partir de agora, o sistema operacional volta a ser escrito com o “A” maiúsculo, ficando mais parecido com o da própria Google, e reforça a presença do robô como mascote e símbolo da plataforma.
O que muda na cara do Android?
Além de agora ser totalmente em 3D, uma das diferenças é que o robô agora terá várias cores e formas, aparecendo “onde o Android se conecta com pessoas, comunidades e momentos culturais. Ele pode refletir paixões individuais, personalidades e contextos”.
Segundo a empresa, a nova logo é inspirada pelo estilo gráfico Material Design e é mais adaptável a outros formatos. Em termos de interface e funcionalidade, o usuário não deve sentir diferenças no uso cotidiano de seus eletrônicos.
O corpo do mascote foi levemente atualizado para que ele “possa transicionar facilmente entre ambientes digitais e da vida real, transformando-se em uma companhia versátil e confiável em canais, plataformas e contextos”.
Boa parte dessas mudanças já podem ser vistas na prática no vídeo abaixo, publicado pela Google para divulgar novos recursos de produtividade usando inteligência artificial (IA) em seus dispositivos compatíveis.
A última mudança no visual do sistema operacional foi em 2019, quando a mudança foi mais radical e envolveu até a nomenclatura das versões — que pararam de ter nomes de doces e viraram atualizações numeradas.
De acordo com a Google, as mudanças começam a ser implementadas a partir deste ano, tanto na identidade visual da empresa quanto nos dispositivos móveis. A companhia ainda vai lançar a versão estável do Android 14 em 2023, além dos smartphones top de linha da família Pixel 8, marcados para serem revelados em outubro.
Fonte: Google
- Categorias
- Tags