Índice do Artigo

Android

Qualcomm estaria impedindo a Samsung de vender chips Exynos com acordo feito nos anos 90

Um relatório do órgão regulador Korea Fair Trade Commission divulgado recentemente revelou o motivo para a Samsung usar os processadores Exynos apenas em seus smartphones. De acordo com a KFTC, que regula a competição entre empresas na Coreia do Sul, a Qualcomm está impedindo a Samsung de vender seu chip móvel com um acordo firmado em 1993.

Segundo o relatório, a Qualcomm fechou um acordo há 25 anos em que fornecia algumas de suas patentes para a Samsung desenvolver seu próprio processador, mas a empresa poderia utilizar o chipset apenas em seus aparelhos. Com isso, a Samsung não competiria com a Qualcomm, que é dona da linha Snapdragon e fornece chips móveis para diversas fabricantes.

Segundo o Neowin, a Samsung tentou renegociar o acordo em 2013, mas não obteve sucesso. “A Samsung Eletronics está bloqueada de vender seus modernos chipsets para outras fabricantes por causa de um acordo de licença com a Qualcomm”, diz a KFTC.

Atualmente, a Samsung é a maior vendedora de smartphones do mundo e, consequentemente, uma das maiores clientes da Qualcomm. A empresa sul-coreana ainda não falou sobre a repercussão do caso.

Em um comunicado enviado para diversos sites norte-americanos, a Qualcomm disse que as informações do órgão regulador são equivocadas.

“A Qualcomm nunca impediu a Samsung de vender chips para terceiros, e nada em nossos acordos impediu a Samsung de fazer isso. Qualquer declaração em contrário é falsa “

As tretas entre a Qualcomm e KFTC já tem um histórico e somam altos valores em processos. Em dezembro, o órgão regulador multou a fabricante americana em US$ 854 milhões por competição injusta, a maior multa da história da Coreia do Sul em violações de mercado. Além do órgão sul-coreano, a Apple também já entrou com uma ação legal contra a Qualcomm por extorsão.