Índice do Artigo

Android

Samsung Galaxy S24 deve vir com processador Snapdragon 8 Gen 3 ; veja especificações [RUMOR]

Chipset contará com um novo design interno e não terá núcleos para executar códigos de 32 bits

Samsung Galaxy S24 deve vir com processador Snapdragon 8 Gen 3 ; veja especificações [RUMOR]
Créditos: Divulgação Qualcomm

A Samsung não lançou versões dos smartphones Galaxy S23 com chips Exynos neste ano, com os modelos equipados apenas com uma versão especial do Snapdragon 8 Gen 2. Atualmente a sul-coreana está trabalhando em um chipset totalmente novo para seus celulares top de linha, mas esse modelo deverá ser lançado em 2025, então a linha Galaxy S24 também deverá ser equipada apenas com o Snapdragon 8 Gen 3, que teve suas especificações vazadas pela leaker Kuba Wojciechowski.

Snapdragon 8 Gen 3 sem suporte para 32 bits

Wojciechowski afirmou em seu Twitter que o chipset que será utilizado nos próximos celulares tem o número de série SM8650 e é chamado internamente de Lanai ou Pineapple. De acordo com ela, o novo modelo contará com um total de oito núcleos, sendo um de alta potência, cinco intermediários — com dois destes mais rápidos que os demais, e dois núcleos de alta eficiência.

A leaker não soube informar qual deverá ser o clock desses núcleos, mas recentemente o MyDrivers obteve informações que o Snapdragon 8 Gen 3 terá um núcleo principal Cortex-X4 operando a 3,72 GHz. Isso significa um aumento de 15% em relação aos 3,20 GHz do Cortex-X3 do 8 Gen 2, o que irá resultar em um ganho de desempenho do novo modelo.


Créditos: Divulgação Qualcomm

Em sua publicação a vazadora ainda afirma que a GPU do novo chipset será a Adreno 750, que atualmente está operando em uma frequência de 770 MHz. Ela afirma que essa velocidade poderá mudar em versões futuras do chip. Recentemente o WCCFTech obteve informações que o chip gráfico deverá operar a 1,00 GHz, que é 45% maior que a velocidade do Adreno 740 do 8 Gen 2.

Algo que vem sendo debatido nos últimos anos é o fim do suporte para aplicativos 32 bits. Com o modelo atual a Qualcomm manteve o suporte a esses apps com os núcleos Cortex-A710 e A510. Agora Kuba Wojciechowski afirma que a empresa utilizará núcleos de nova geração de 64 bits, significando que os apps mais antigos não serão mais suportados pelo chip top de linha da fabricante.

Via: Kuba Wojciechowski, SamMobile