Índice do Artigo

Só nos mais novos

9 recursos do iPhone 15 que não estão disponíveis em outros modelos

Nova geração de celulares da Apple tem aprimoramentos inéditos para a linha em bateria, fotografia e elementos de design.

iphone 15 supera as vendas do iphone 14
Créditos: Divulgação/Apple

Todos os anos, durante a primeira quinzena de setembro, a Apple apresenta uma nova geração de smartphones para o público.

Cada novo iPhone traz várias semelhanças com a geração anterior, normalmente sem alterações muito radicais em design e com algumas mudanças nas funções, algumas delas oferecidas pela nova versão do sistema operacional iOS.

Apesar de não ser obrigatório migrar sempre para o modelo mais novo de celular da Apple, ainda mais pela questão de preço e durabilidade dos modelos antigos, a família iPhone 15 tem vários recursos inéditos que você não encontra do iPhone 14 para baixo e podem convencer o consumidor a adquirir o modelo.

Os recursos exclusivos do iPhone 15

1. Conectividade USB-C

A nova entrada dos iPhones é o USB-C, seguindo uma tendência mundial em outras fabricantes e que a Maçã só nos últimos anos começou a adotar como padrão. A marca utilizava há anos o Lightning, mas pressões de mercado e até políticas da União Europeia aceleravam a mudança.

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Com essa conectividade, o iPhone fica compatível com mais carregadores terceirizados. Além disso, um mesmo acessório da Maçã pode ser usado também para modelos como Mac, o iPad e AirPods Pro (2ª geração).

2. Botão de Ação

Os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max trazem uma novidade em design que não está presente nos modelos mais simples da família: um botão de Ação customizável na lateral, acima do controle de volume, para você configurar ações personalizadas.

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Ele substitui o botão de ativar e desativar o modo silencioso da geração anterior, oferecendo acesso rápido para câmera, lanterna, o app Traduzir e recursos de acessibilidade.

3. Vidro traseiro mais elegante

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Uma das mudanças visuais no iPhone 15 está na parte de trás do dispositivo e pode passar despercebida por muita gente. O vidro traseiro do dispositivo ficou mais resistente e com um brilho otimizado, graças ao recurso de fabricação de troca iônica dupla, acompanhado do polimento com partículas nanocristalinas. O resultado é um acabamento matte texturizado que é mais sofisticado, independente da cor escolhida.

4. Busca Precisa para amigos

O iPhone já tem um recurso chamado Busca Precisa para você localizar ele mesmo ou outros aparelhos pareados, mas na atual geração você pode usar essa função também para encontrar seus contatos que também usem o mesmo aparelho.

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

O recurso pode ser usado em forma de notificação (se um amigo está tentando encontrar você), com o usuário compartilhando a localização com o outro. Essa novidade funciona apenas no app Buscar e não está liberada em todas as regiões. 

5. Carregamento de outros dispositivos

A alta capacidade da bateria do iPhone 15 permite que ele seja usado para carregar outros dispositivos usando a sua própria fonte de energia. Isso é ideal para quando o seu telefone ainda está com bastante carga, mas você precisa dar uma sobrevida a outro aparelho e não tem tomadas próximas.

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Por enquanto, só os fones de ouvido AirPods e o relógio inteligente Apple Watch podem aproveitar esse recurso — tanto pelo conector USB-C quanto sem fio, a partir do padrão MagSafe ou carregadores Qi2.

6. Recarga limitada

Outra novidade envolvendo a bateria do dispositivo é uma função alternativa que o usuário pode estabelecer para impedir que o telefone chegue em 100% da carga. Essa é uma ação comum, mas que pode comprometer a saúde do componente caso seja feita em excesso.

No caso do iPhone 15, é possível pedir para o sistema limitar a recarga do celular a até 80%. Esse é um valor suficiente para você usar o dispositivo por várias horas, ao mesmo tempo em que não deteriora a bateria tão rapidamente.

6. Assistência Rodoviária via Satélite

Em termos de segurança para usuários que estão viajando, o iPhone 15 tem o novo modo Assistência Rodoviária via Satélite, que é uma melhora em relação ao SOS de Emergência via satélite da geração anterior tanto em precisão quanto em recursos.

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Ela traz uma interface intuitiva em forma de questionário para você explicar ocorrências, como acidentes ou panes no veículo, transmitindo esses dados via satélite para que autoridades se comuniquem com você e enviem ajuda. Por enquanto, essa função só está disponível nos Estados Unidos.

7. Fotos em 24 MP

Apesar dos sensores principais do iPhone 15 terem 48 MP ao todo de resolução, os modelos Pro tiram fotos de 24 MP como padrão — e isso é recomendável, já que traz uma série de benefícios sem comprometer a qualidade dos retratos.

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Nesse padrão, o arquivo fica em um bom tamanho para armazenar ou compartilhar, tendo ainda um alcance dinâmico maior e latência quase zero no obturador. Os 48 MP em RAW são mais indicados para fotógrafos e quem precisa do arquivo integral, com o máximo de detalhes.

8. Vídeos espaciais

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max são os únicos (até agora) de gravar o que a Apple chama de vídeos espaciais, que são clipes com maior imersão e aprofundamento no conteúdo capturado.

Esse tipo de vídeo em três dimensões é compatível com o Apple Vision Pro, o futuro headset de realidade mista da empresa, que será lançado no começo de 2024.

9. Modo Retrato automático

O Modo Retrato não existe mais de forma separada no iPhone 15. Nessa geração, o aparelho “captura informações de profundidade automaticamente” quando você enquadra uma pessoa ou um animal, sabendo exatamente a sua intenção.

Fonte da imagem: Divulgação/Apple

Assim, você escolhe se quer visualizar a foto como retrato na hora, inclusive com o fundo desfocado, ou então editá-la nesse formato a partir do aplicativo Fotos.

E aí, qual das funções inéditas que estrearam no iPhone 15 é a sua favorita? E que outro recurso você já aguarda ansiosamente para a próxima geração? Deixe a sua opinião nos comentários!

Fontes: BGR, MacRumors, CBS News