Índice do Artigo

Problemas!

Apple adia desenvolvimento do iOS 18, macOS 15 e watchOS 11 para focar em correções de bugs

Apple prioriza a qualidade de software e interrompe desenvolvimento de novas funcionalidades

iOS 18 Apple
Créditos: Divulgação/Apple

Apple está intensificando seus esforços para melhorar a qualidade geral de seus softwares iOS, macOS e watchOS. De acordo com um novo relatório do Bloomberg, a Apple interrompeu o desenvolvimento de novas funções para o iOS 18, macOS 15 e watchOS 11 na última semana para trabalhar na correção de bugs. A decisão também afetou o visionOS.

O portal explica que a Apple concluiu a primeira versão das versões do iOS 18, macOS 15 e watchOS 11 de 2024 no mês passado. Ao revisar essa atualização, no entanto, as equipes encontraram um número anormal de bugs.

O relatório explica que o mais recente ciclo de desenvolvimento da Apple para as atualizações de firmware do próximo ano “não tem sido tão tranquilo” como a empresa gostaria. Como resultado, executivos responsáveis pelos esforços de desenvolvimento de software da Apple informaram às equipes que deveriam interromper todo o desenvolvimento de novas funções por uma semana para trabalhar na correção dos bugs.

Normalmente, após concluir a primeira versão “marco” de uma atualização de software, os engenheiros da Apple imediatamente iniciavam o trabalho na segunda versão marco. Este ano, no entanto, a empresa “adiou o início do trabalho na segunda versão marco” para se concentrar na limpeza das coisas.

Com milhares de funcionários diferentes da Apple trabalhando em uma variedade de sistemas operacionais e dispositivos, que precisam funcionar juntos sem problemas, é fácil para erros surgirem. “É um problema de 10 mil pessoas digitando código e quebrando completamente o sistema operacional“, disse uma fonte familiarizada com o assunto.

A Apple supostamente implementou a pausa de uma semana no desenvolvimento de novas funções na semana passada e ela será suspensa nesta semana.

Como funciona o processo de desenvolvimento de software da Apple

O relatório do Bloomberg também oferece alguns detalhes importantes sobre como Craig Federighi, o chefe de engenharia de software da Apple, tem trabalhado para melhorar a qualidade do software ao longo dos anos:

Em 2019, ele reformulou a maneira como a Apple desenvolve software em uma tentativa adicional de evitar problemas. Sob essa abordagem, cada recurso deve ser ativado manualmente, por meio de um processo chamado “flags de recursos”, permitindo que os testadores dos funcionários isolem o impacto no sistema geral antes de adicioná-lo.

Naquele ano, ele também adotou o que é conhecido dentro da Apple como “O Pacto”. O acordo exige que os funcionários nunca permitam conscientemente “regressões” – quando o software que já funcionava deixa de funcionar corretamente – e corrijam os erros rapidamente. As políticas de Federighi têm ajudado: os lançamentos de software da Apple têm sido menos cheios de bugs nos últimos anos e menos recursos tiveram que ser adiados.

O que exatamente isso significa para as novas funções no iOS 18, iPadOS 18, macOS 15 e watchOS 11 ainda está para ser visto. O Bloomberg descreve esta pausa de uma semana como uma “manobra rara”.

Fonte: Bloomberg