A Apple está desenvolvendo um aplicativo de atividades físicas, de acordo com informações publicadas pelo The Wall Street Journal. A ideia da empresa é lançar o software, com o codinome “Jurassic”, como um recurso para o iOS 17, que deverá ser lançado em setembro. Ainda segundo o WSJ, o app poderá ser anunciado já na Worldwide Developers Conference em junho.
A proposta do aplicativo é aproveitar os benefícios mentais e físicos de registrar pensamentos e atividades diárias. A Apple pretende usar dados de uso do iPhone para sugerir sobre o que escrever, como por exemplo, quando houver mudanças diárias na atividade física do usuário. O app também poderá contar com a funcionalidade “All Day People Discovery”, que reconhecerá amigos e colegas com quem o usuário passa mais tempo.
Os dados serão processados localmente, segundo documentos vistos pelo WSJ, com as sugestões de diário sendo armazenadas por quatro semanas antes de serem apagadas.
Gerando uma concorrência
O lançamento deste app pode colocar a Apple em concorrência direta com aplicativos de diário de terceiros, como o Day One, o que pode levar a acusações de que a empresa está “Sherlocking” desenvolvedores – ou seja, criando recursos nativos que substituem funcionalidades oferecidas por aplicativos ou serviços de terceiros.
“Sempre é horrível ouvir que você está prestes a ser sherlocked“, disse Paul Mayne, fundador do Day One, ao WSJ após ouvir os planos da Apple para o Jurassic. “Certamente nos dará uma competição”.
Mayne afirmou que o Day One ganhou elogios da Apple, incluindo um prêmio de design em 2014, mas que nos últimos três anos não tem sido tão bem apresentado na App Store, suspeitando que isso possa estar relacionado ao lançamento do concorrente da Apple.
Caso decida lançar seu aplicativo de diário, a Apple terá várias vantagens em relação aos desenvolvedores de terceiros, como a Automattic, atual proprietária do Day One. Em especial, a empresa terá menos pressão para monetizar diretamente seu aplicativo, uma vez que a maior parte de seu faturamento vem da venda de hardware e utiliza seu software para atrair usuários.
Enquanto isso, o Day One é oferecido em um modelo freemium, com a opção de pagar por recursos como suporte a múltiplos dispositivos. Além disso, a Apple poderá pré-carregar seu software em seus dispositivos e, segundo o WSJ, a empresa poderá se beneficiar do acesso mais amplo a dados do usuário, como mensagens de texto e chamadas telefônicas.
- Categorias
- Tags