A Apple não ficou nada feliz com o problema de superaquecimento que atingiu os modelos recém-lançados da linha iPhone 15 Pro e exigiu uma atualização de emergência, já trabalhando em uma forma tecnológica de evitar que algo assim aconteça novamente.
De acordo com o jornalista Mark Gurman, que mantém uma newsletter na Bloomberg sobre a empresa, a Apple está planejando um novo sistema que vai atualizar o software nos iPhones antes mesmo dos modelos serem vendidos ou tirados da caixa pelo consumidor.
Desse modo, praticamente nenhum cliente comprará um smartphone da marca com a plataforma desatualizada, tendo que fazer isso em casa após abrir a embalagem ou até ignorar os avisos de instalação. E esse é um grande problema para a companhia: normalmente, o primeiro patch no iOS logo depois de um aparelho ser lançado traz uma alta quantidade de melhorias e correções de falhas identificadas nas primeiras unidades.
Como vai funcionar a atualização do iPhone na caixa
Segundo Gurman, a ideia é implementar um modo de atualizar os sistemas de lotes inteiros de aparelhos nas lojas físicas Apple Store.
Um dispositivo no formato de tábua seria a solução. Ao posicionar caixas de iPhone sobre ela, o equipamento é capaz de ligar o celular de forma remota, fazer a atualização do software e então desligá-lo, como se nada tivesse acontecido e sem estragar os selos da embalagem.
A ideia é que essa medida seja implementada já nos próximos meses de 2023 em ao menos algumas das unidades da Apple Store espalhadas pelo mundo.
O caso do superaquecimento no iPhone 15 começou ainda em setembro deste ano e, fazia o dispositivo atingir até 41,7 ºC, dependendo do que estivesse aberto na hora — o normal é que ele nunca passe de 35 ºC.
De acordo com a empresa, o problema era na compatibilidade de alguns aplicativos de terceiros e em bugs no próprio sistema, desmentindo a possibilidade de ser uma falha no chip A17 Pro. Uma atualização de emergência no iOS 17 lançada no começo de outubro já resolveu a questão.
Fonte: Bloomberg
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