Índice do Artigo

Em desenvolvimento

Apple pode lançar iPad dobrável já em 2024

Modelo já estaria em fase intensa de desenvolvimento, com Apple trabalhando diretamente com fornecedoras.

Apple pode lançar iPad dobrável já em 2024
Créditos: Divulgação/Apple

A Apple pode apresentar um tablet de tela dobrável entre o final de 2024 e o início de 2025. Essas são as novas informações de um relatório do site DigiTimes, que ouviu fontes ligadas à indústria.

Segundo a reportagem original, o iPad dobrável atualmente está em fase de “intenso desenvolvimento”, com a empresa em contato direto com uma série de fornecedoras de componentes e tecnologias.

Ainda assim, a data de lançamento segue incerta e o anúncio pode acontecer muitos meses antes do produto chegar às lojas, mais ou menos como a companhia está fazendo com o headset Apple Vision Pro.

Qual a situação do iPad dobrável?

Uma produção em pequena escala já estaria prevista para o final do ano que vem, talvez já para acompanhar o lançamento do primeiro lote de dispositivos. Entretanto, isso ainda não passa de um rumor e mudanças de calendário podem acontecer por alterações estratégicas ou problemas na linha de produção.

O site MacRumors, que obteve acesso ao relatório, afirma que nem mesmo o design do iPad dobrável foi totalmente finalizado e a equipe de desenvolvimento mudou para que o modelo tivesse uma redução nos custos e permita a fabricação em massa.

A criação das dobradiças e o display, provavelmente fornecido pelas concorrentes Samsung e/ou LG, são as atuais preocupações da marca. A própria Samsung, inclusive, pode estar desenvolvendo o próprio modelo.

Rumores sobre o lançamento de um tablet dobrável pela Maçã já circulam há alguns meses, mesclados também com a possibilidade de a empresa trabalhar também em um notebook com display flexível.

Entretanto, as especulações sobre um “iPhone Fold” sempre foram mais comuns: alguns analistas acreditavam até que o modelo poderia sair em 2023, mas essa possibilidade foi descartada por dificuldades de design e produção parecidas com as que o tablet agora enfrenta.

Atualmente, smartphones dobráveis são mais comuns até porque a tecnologia envolvida é um pouco mais simples. A tela aumentada (e de exigência maior em qualidade por parte do consumidor) exige um display ainda pouco comum na indústria e uma dobradiça mecanicamente mais complexa. Notebooks com tela dobrável, como o HP Spectre Fold, ainda são raros no mercado e consideravelmente caros em relação aos modelos convencionais.

Fonte: MacRumors