Índice do Artigo

Buscador Apple?

Apple trabalha em mecanismo de busca próprio para substituir Google no iPhone [RUMOR]

Após revelar as intenções da Apple em adquirir o Microsoft Bing em 2020, o portal Bloomberg aponta que Big Tech trabalha em buscador próprio

Apple quer substituir Google no iPhone
Créditos: Divulgação/Apple

Parece que a Apple está mesmo de olho em remover o Google como buscador padrão do iPhone. A Big Tech de Cupertino aposta em soluções próprias para seus dispositivos, como o chipset M2 e pelo visto quer um mecanismo de busca próprio. Segundo Mark Gurman, do portal internacional Bloomberg, a empresa já trabalha na ferramenta e começou a testá-la em alguns aplicativos.

Recentemente, o portal Bloomberg também revelou ao mundo que a Apple tentou comprar o Microsoft Bing em 2020. Como podemos perceber, a remoção do buscador Google dos dispositivos iPhone em prol de uma solução própria parece estar nos planos da empresa da maçã há bastante tempo. Segundo Gurman, a empresa ainda está longe de criar seu buscador, mas há alguns anos “brinca com tecnologia de pesquisa“. O jornalista aponta o mecanismo Spotlight (ferramenta para encontrar apps, documentos e emails), como principal local de testes da Apple.

CRÉDITOS: Mark Gurman/Bloomberg

Spotlight da Apple recebe ferramentas de busca na Web

Segundo Gurman, há algum tempo a Apple adicionou – sem muito alarde, ferramentas de busca na web no Spotlight. Além de mostrar apps, documentos e emails, a ferramenta também revela os principais resultados da Web. “Em diferentes momentos, esses resultados foram alimentados pelo Bing, da Microsoft Corp., ou pelo Google, da Alphabet Inc. A Siri também usa essa tecnologia para oferecer resultados da web“, comentou Gurman.

Caso a Apple realmente substitua o buscador do Google, a transição deve impactar de forma expressiva ambas as empresas. Além do Google perder acesso a milhões de dispositivos, reduzindo sua presença em iPhones, Macs e Tablets, a própria Apple vai deixar de receber cerca de US$ 8 bilhões anuais como compensação da parceria entre as duas empresas. Resta saber se a Apple vai mesmo desenvolver seu próprio buscador e como a possível mudança vai afetar a empresa, afinal muitos usuários estão acostumados com o Google. Porém, caso a transição acontece, a Apple é quem deve colher os melhores frutos.

Fonte: Gizmochina