Índice do Artigo

Apple

ARM mudará forma como cobra royalties, o que pode encarecer produtos

Fabricante quem cobrar pelo preço final dos produtos que utilizam suas arquiteturas

Nos últimos anos o custo de produção de smartphone vem aumentando e agora a Arm poderá ser um dos motivos para isso acontecer. A criadora da arquitetura ARM pretende mudar a forma de cobrar os fabricantes pelo uso dos seus núcleos, com o custo sendo com base no valor total dos aparelhos.

Smartphones poderão ficar mais caros

Atualmente a empresa britânica cobra o uso da sua tecnologia para as fabricantes de chips como a Qualcomm e Samsung, que pagam royalties para utilizar sua arquitetura e núcleos Cortex em seus chipsets. Com isso a empresa lucra com base em cada um dos chips que são comercializados.

Mas o leaker Tech_Reve, via WCCFTech, afirma que a Arm pretende parar de cobrar sobre o valor de cada chipset para pedir royalties do valor total de cada smartphone que utiliza sua tecnologia. Isso fará com que as fabricantes de celulares tenham que escolher entre repassar o valor cobrado pelo uso da arquitetura ARM para os usuários ou diminuir suas margens de lucro.


Créditos: Divulgação Samsung

Esse aumento no preço de produção pode ser um problema para as fabricantes, pois a economia global está passando por diversos problemas e um aumento no preço dos aparelhos pode significar menos aparelhos vendidos.

De acordo com o WCCFTech, essa decisão de mudar a forma de cobrar seus royalties pode acontecer devido ao fato da empresa britânica estar planejando realizar um IPO ainda este ano na bolsa de Nova York. As possíveis mudanças para a forma de cobrar seus clientes já foram informadas aos principais clientes da empresa.

Mas o vazador afirma que a Apple poderá não ser afetada por essa mudança pois a gigante de Cupertino possui um acordo especial com a Arm. Com essas mudanças mais empresas deverão negociar melhores contratos para usarem núcleos Cortex e a arquitetura ARM, mas caso isso não aconteça, os aparelhos Android podem ficar mais caros no futuro.

Via: Tech_Reve, WCCFTech