Índice do Artigo

Apple

Microsoft lançou em 1980 seu primeiro hardware, e compatível apenas com Apple

Placa da criadora do Windows salvou o computador da concorrente há 43 anos atrás

Microsoft lançou em 1980 seu primeiro hardware, e compatível apenas com Apple
Créditos: Neowin/Reprodução

Se eu te dissesse que em 1980 a Microsoft era fabricante de hardware para a Apple, você acreditaria? Pois bem, acho melhor você começar a crer, porque é verdade!

Embora tenha sido um período curto, ele foi vital para que o Apple II PC fosse um computador tão famoso na época. Confira no texto como se desenrolou toda essa história antes do sucesso do Windows.

Z80 SoftCard, a placa da Microsoft que impulsionou o Apple II PC

Z80 SoftCard é o nome da placa lançada em 2 de abril de 1980, há mais de 43 anos atrás. Isso ocorreu antes mesmo da Microsoft lançar o MS-DOS. Esse fato foi mencionado por Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft, em um evento de imprensa para o lançamento do Microsoft Surface em 2012. E o mais incrível disso tudo é que o Z80 foi projetado para o antiquíssimo Apple II PC.

Na época desse lançamento, nos primórdios da empresa, ela havia acabado de mudar seus escritórios de Albuquerque, Novo México, para Bellevue em Washington. Segundo a Computerworld (publicação da época) de outubro de 1980, a ideia partiu do cofundador da Microsoft, Paul Allen. A Z80 SoftCard era uma placa que usava o processador Zilog Z80 de 8 bits e que tinha uma velocidade de clock de 2,041 MHz, de acordo com informações do Nicole Express, e que não possuía memória RAM em sua estrutura.

O motivo para essa parceria é que, embora o Apple II PC fosse um computador bem popular, ele não era capaz de executar diversos softwares voltados para trabalho – e boa parte dos consumidores queriam utilizar o aparelho para esse fim -, porque seu processador não era compatível com esses programas. Já o  Zilog Z80 era compatível com programas executados em CPUs Intel 8080, e Allen acreditava que através desta placa adicional, o  Apple II PC seria capaz de executar o Microsoft BASIC, além do sistema operacional CP/M, abrindo ainda mais o leque de possibilidades para que o computador da Apple utiliza-se outros programas. E trazendo aos usuários a possibilidade de utilizar o programa de processamento de texto mais famoso da época em seus Apple II PC, o WordStar – que dizem ser o programa utilizado por G.G. Martin, criador de Game of Thrones, até hoje.

 

Allen conseguiu provar que não estava errado e com um valor de US$ 349 quando foi lançado, o Z80 SoftCard se tornou um sucesso de vendas e foi responsável pela receita da Microsoft naquele ano.

Com o passar do tempo, a Microsoft adicionou um card de 16 KB de RAM ao Z80 e depois uma versão com 64 KB integrado.

Embora toda a empreitada da Microsoft não tenha durado muito tempo – menos de 10 anos. Ela serviu para que a empresa faturasse e moldasse o mercado na época, fabricando produtos similares para a IBM e com isso despertando o interesse de outras empresas a trilhar o caminho que ela havia aberto. E depois, ela focou nos software e o resto é história.

Via: Adrenaline

Via: Adrenaline