Os fones de ouvido sem fio da Apple já são bastante elogiados pela qualidade do som, os controles de toque precisos, o pareamento otimizado com dispositivos do ecossistema da empresa e recursos extras, como o áudio espacial.
Porém, a Maçã tem também uma tecnologia mais recente e moderna de som que usa recursos avançados de inteligência artificial (IA) para “entender” o som ao seu redor e configurar o dispositivo automaticamente com base no que está acontecendo, sem que você precise pausar ou mudar o volume a todo momento.
Essa novidade se chama Áudio Adaptativo e, apesar de ainda ser restrita a um modelo top de linha do produto, logo ela deve virar um padrão nos fones sem fio da empresa. A seguir, conheça mais um pouco sobre como ela funciona e em que ela muda a sua experiência.
O Áudio Adaptativo nos AirPods
Áudio Adaptativo é um recurso para fones de ouvido sem fio que automaticamente identifica o ambiente ao redor do usuário e ajusta (ou adapta) o som do que você está ouvindo no momento, ajustando a sua experiência com diferentes sons.
Na prática, ele é um mecanismo de hardware e software que permite a alguém ao mesmo tempo ouvir um conteúdo no fone — como música, podcasts, conteúdos de vídeos ou até ligações telefônicas — enquanto interage com outras pessoas presencialmente.
Assim, é possível tanto se concentrar no que está tocando nos AirPods quanto responder ou papear com pessoas ao seu lado, estando atento também a eventuais ruídos importantes da rua, como carros passando na rua. Ela é uma função de IA, embora a Apple evite usar o termo em suas plataformas.
Essa tecnologia foi apresentada oficialmente na conferência WWDC 2023 e, por enquanto, está restrita aos AirPods Pro de 2ª Geração, que são os atuais fones sem fio de topo de linha da marca. Porém, modelos posteriores com especificações técnicas iguais ou superiores devem todos trazem o recurso já de fábrica.
Como funciona o Áudio Adaptativo
Em termos de funções dos AirPods, o Áudio Adaptativo identifica quando a pessoa precisa que o cancelamento de ruído seja ativado ou desativado em tempo real.
Além disso, ele analisa situações em que você precisa modificar o volume do conteúdo reproduzido nos fones, tudo sozinho e sem exigir que você faça movimentos com a mão ou precise pegar o aparelho no bolso, entregando uma melhor experiência ao usuário.
Se você começar a falar, por exemplo, o Áudio Adaptativo reduz o áudio do que está tocando para você se ouvir e, quando alguém próximo começa a falar, o som se mantém baixo porque os fones reconhecem a voz de outra pessoa.
Basicamente, ele combina dois recursos em um: o Cancelamento Ativo de Ruído e o modo Ambiente, alternando entre os dois quando acha necessário.
No ANC, tanto o driver quanto algoritmos e microfones detectam e reduzem sons considerados “indesejados”, para que você se concentre no que está em reprodução nos fones, seja uma voz ou uma música. O Modo Ambiente diminui a intensidade de ruídos altos, como sirenes e obras, para você escutar com clareza o que está ao seu redor.
Além disso, o Áudio Adaptativo trabalha junto de outras novidades nos fones sem fio da Maçã: o Volume Personalizado e a Detecção de Conversa. O primeiro recurso aprende suas preferências de áudio ao longo do tempo para ajustar o volume de mídia, enquanto o segundo reduz o volume de mídia e potencializa as vozes à sua frente.
Compatibilidade
Boa parte da responsabilidade da função do Áudio Adaptativo cabe ao chip H2, que é o processador dos AirPods Pro de 2ª Geração. Esse componente permite a aplicação de algoritmos computacionais mais complexos que trabalham no cancelamento de ruído e na “escolha” do que deixar você ouvir, além de garantir uma bateria de maior duração.
De forma geral, o chip realiza inúmeros cálculos em tempo real para processar o som rapidamente e equalizar tudo enquanto você escuta o conteúdo.
Os AirPods Pro de 2ª Geração com estojo de recarga MagSafe em USB-C, que são os únicos com Áudio Adaptativo até agora, custam R$ 2.599 no Brasil. Eles podem ser comprados em até 12 vezes ou com 10% de desconto no pagamento à vista no site da Apple ou em lojas físicas da empresa.
…
E aí, você já conhecia a tecnologia de Áudio Adaptativo da Apple? Acha ela útil ou prefere realizar essas ações de regulagem de volume manualmente? Deixe a sua opinião nos comentários!
Fonte: Apple
- Categorias
- Tags