Índice do Artigo

Briga intensa

Samsung e Apple empatam em índice de satisfação dos consumidores nos EUA

Apple deixa de ter a liderança isolada que manteve por duas décadas e agora divide espaço com rival.

Samsung e Apple empatam em índice de satisfação dos consumidores nos EUA
Créditos: Divulgação/Apple

Apple e Samsung já são rivais em vários segmentos, mas agora há mais um campo de batalha entre as fabricantes. Agora, as duas marcas dividem a liderança do Índice de Satisfação do Consumidor dos Estados Unidos (American Customer Satisfaction Index, ou ACSI na sigla original em inglês) na categoria de computadores pessoais.

No tradicional estudo, que reúne 14 mil entrevistados e é realizado anualmente, Apple e Samsung agora dividem a liderança com uma nota de 83 pontos — com a Maçã crescendo 1% em relação ao ano anterior e a sul-coreana subindo 2% na avaliação.

Confira abaixo o ranking:

O ranking de computadores pessoais (Fonte da imagem: Reprodução/ACSI)

Essa é a primeira vez que a Apple não lidera sozinha na categoria, sendo que ela ficou no lugar mais alto do pódio por 20 anos consecutivos.

Outras empresas no páreo

Segundo o relatório, a Samsung cresceu principalmente pela satisfação do público com os seus tablets da linha Galaxy Tab, que acabam entrando na mesma categoria. A Maçã, mesmo ainda bastante elogiada por Macs e iPads, não tem exatamente motivos para críticas, mas não melhorou a imagem tanto quanto a rival.

Logo abaixo no ranking, estão as tradicionais fabricantes de PCs Dell e HP, agora empatadas com 81%. Acer, Amazon, Asus e Lenovo empatam logo abaixo, todas com 78% — que é a mesma porcentagem da soma das demais empresas não citadas no estudo.

O índice de satisfação de acordo com o aparelho. (Fonte da imagem: Reprodução/ACSI)

Curiosamente, o consumidor dos EUA disse estar mais satisfeito com desktops (84%) do que usando notebooks (80%) e tablets (76%) — que foi a única categoria cuja avaliação piorou de 2022 para este ano.

Segundo a instituição, o número faz sentido se levarmos em conta que o público que mantém um desktop no país é mais velho e, portanto, tende a ser mais leal às marcas. Na pesquisa, são avaliados fatores como qualidade do produto, design, oferta de software, velocidade e atendimento ao cliente.

O estudo completo pode ser visto no site do ACSI (em inglês).

Fonte: ACSI