Índice do Artigo

Pressão aumentando

Samsung é mais uma empresa a pedir a Apple que adote padrão RCS

Empresa segue com SMS mesmo após protocolo da Google ser amplamente adotado há três anos.

Samsung é mais uma empresa a pedir a Apple que adote padrão RCS
Créditos: Rawpixel.com

A Apple é uma resistência no setor de troca de mensagens para dispositivos móveis, por manter o padrão SMS no aplicativo iMessage e se recusar a utilizar o protocolo mais recente, o RCS.

Ela é pressionada principalmente pela Google nesse setor, mas agora outra companhia entrou nessa disputa para tentar convencer a Maçã: a fabricante sul-coreana Samsung, grande rival da marca no mercado de celulares.

O curto vídeo abaixo, lançado pela marca nos Estados Unidos nesta segunda-feira (9), é uma forma de fazer a empresa “captar a mensagem” e talvez trocar de ideia.

No clipe, que simula uma troca de mensagens entre um casal no estilo Romeu e Julieta, um dos lados pede que o amado “fale com os pais” para que eles parem de tentar separá-los. A separação aqui é a entre bolhas verdes e azuis — a identificação de balões de conversa entre aparelhos com Android (em verde, com o padrão RCS) e os iPhones (em azul, ainda no SMS).

“Bolhas azuis e bolhas verdes querem ficar juntas”, diz o dramático título do clipe. A Google costuma ser a maior fonte de pressão contra a Maçã nesse sentido, também usando propagandas bem humoradas na campanha de convencimento.

O que são mensagens RCS?

O padrão Rich Communication Services, ou RCS, foi lançado pela Google em 2019, com adoção global no ano seguinte. Ele é um protocolo já bastante adotado pela indústria que melhora todo o fluxo de envio de mensagens via celular fora dos mensageiros, como WhatsApp e Telegram.

Com integração direta no Android, o sistema de mensagens permite o envio de conteúdos mais complexos usando apenas a telefonia móvel, incluindo compartilhamento de imagens e a formação de grupos.

A Apple segue usando o SMS e, de acordo com o CEO da empresa, Tim Cook, deve continuar assim porque o tema “não é uma prioridade” e nem é muito pedido por usuários. Por outro lado, a Google afirma que isso torna a comunicação entre aparelhos com outras marcas inseguro e de pior qualidade, por não mostrar todos os conteúdo suportados.

Fonte: MacRumors