Índice do Artigo

Steve Wozniak tem possível AVC e é internado às pressas no México

Engenheiro de 73 anos está hospitalizado com "sintomas de vertigem" e será avaliado por médicos.

Steve Wozniak tem possível AVC e é internado às pressas no México
Créditos: Reprodução/MQ! Innovation Summit

O empresário e cofundador da Apple, Steve Wozniak, foi hospitalizado nesta quarta-feira (8) durante uma viagem ao México.

Woz, como o engenheiro é mais conhecido, estava no país para participar de uma conferência do Fórum Mundial de Negócios. Por enquanto, não há detalhes sobre a sua atual condição de saúde e os relatos da imprensa divergem em alguns pontos.

Segundo alguns veículos do México, Woz desmaiou e sofreu um possível AVC, mas foi estabilizado e segue em tratamento. Já o site TMZ aponta que ele apresentou sintomas de vertigem e estava “se sentindo esquisito”, indo para o hospital após insistência da esposa.

O TMZ alega que ele passa bem, mas o engenheiro será melhor avaliado pelos médicos nas próximas horas e pode ser transferido para os Estados Unidos dependendo do diagnóstico. A equipe do empresário pegou um voo para o país vizinho com urgência para acompanhar de perto a situação.

Aos 73 anos, Wozniak é palestrante e filantropo há anos, com uma agenda cheia de participações em eventos ao redor do mundo — inclusive no Brasil, sendo um dos convidados da Expert XP 2023, que aconteceu em julho, e da Abav Expo, em setembro.

Ele também com frequência dá entrevistas sobre acontecimentos do mercado da tecnologia, comentando inclusive novos lançamentos da empresa que ajudou a fundar.

O lado técnico da Apple

Engenheiro eletrônico e programador por profissão, Woz foi um dos três cofundadores da Apple em 1976, sendo o grande responsável pela parte técnica dos primeiros computadores da empresa.

Ao lado de Steve Jobs, ele participou da montagem dos circuitos de centenas de aparelhos na garagem dos pais do amigo, que era o mais especializado em vendas da dupla.

Jobs (direita), o então CEO John Sculley (centro) e Woz (direita) em um período de auge da Maçã.
Fonte da imagem: Reprodução/Apple

O engenheiro é creditado, entre outros trabalhos, pelo design do Apple II — que foi o primeiro grande sucesso comercial da marca e começou a transformar a companhia em uma gigante da informática.

Woz deixou a Maçã em fevereiro de 1985, insatisfeito com a atual gestão e em busca de novos projetos.

Fontes: Bloomberg, TMZ