
Se você está pensando em comprar um produto qualquer, é bem possível que encontre opções com preço mais baixo associadas ao termo open box. Porém você sabe o que é open box e quais são as características dos produtos identificados com esse selo?
Em muitos casos eles podem ser um bom negócio, pois você economiza e leva para casa um produto novo pagando menos. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para não acabar comprando um item com vícios ocultos ou em condições capazes de comprometer a garantia.
O que é um produto open box?
Open box é um termo em inglês que significa “caixa aberta” – e é literalmente isso que acontece. Um produto open box é um item que teve a sua caixa aberta, mas não foi utilizado a ponto de ser considerado seminovo.
Em geral, produtos open box são aqueles que foram comprados por consumidores e devolvidos dentro do prazo legal de 7 dias após a compra. Nem sempre as devoluções acontecem em razão de defeitos ou avarias nos produtos.
Na maioria das vezes, o cliente apenas muda de ideia e decide simplesmente devolver o item. É justamente esse produto, com lacre violado, mas trazendo todos os itens originais e praticamente não utilizados, conforme consta na descrição do anúncio, é que é vendido por um preço menor.

Celular open box, placa de vídeo open box…
Praticamente qualquer produto pode ser vendido como open box. É comum que esses itens que retornam às lojas sejam testados e limpos antes de serem colocados novamente na caixa e revendidos. Portanto, na maioria das vezes, a loja testa e assegura que se trata de um item que não perdeu seu valor de mercado.
Claro, há quem não queira comprar um celular open box ou placa de vídeo open box, por exemplo, para não perder a experiência de sentir o cheiro de novo e de tirar os plásticos e lacres de segurança. Entretanto, para quem está visando apenas as funcionalidades, o desconto pode valer a pena.
Ah, e vale lembrar: com relação aos produtos open box, seus direitos como consumidor são exatamente os mesmos. Se você não gostar do que comprou, pode devolver para a loja dentro de um período de até 7 dias, desde que o item esteja intacto, sem peças faltando. Fica a dica de abrir as caixas com cuidado para manter essa opção.
Vale a pena comprar um produto open box?
Podemos ser categóricos em afirmar: sim, vale a pena comprar um produto open box, DESDE QUE algumas condições sejam respeitadas. O ideal é que o preço dele seja um pouco mais baixo do que o item lacrado. Além disso, ao recebê-lo, você deve fazer alguns testes para se certificar de que não há nada de errado.
1 – Não pague o preço cheio
Se você tiver que escolher entre um produto novo, lacrado e que nunca foi usado, e um cuja caixa já foi aberta e o item manuseado, qual escolheria? Certamente o modelo com a caixa lacrada, certo? É por essa razão que o produto open box deve custar um pouco menos.
Aqui, é preciso ser realista. Um celular que foi lançado por R$ 4.999 e a caixa foi somente aberta, vale muito bem uns R$ 4.499. Afinal, ele é idêntico ao novo em tudo e conta com as mesmas garantias. Uma boa referência é considerar que o valor open box deve ser pelo menos de 5% a 10% menor.
2 – Verifique se não está faltando nada em relação à descrição
Aqui é um aspecto interessante a ser observado: o que deve ser considerado é a descrição fornecida por quem vendeu o item, e não o que presumidamente haveria na caixa original. Vamos tomar um celular como exemplo para ilustrar uma situação possível.
Imagine que você comprou um celular open box e na caixa não veio a chave de remoção da bandeja de cartão micro SD. Ou seja, desde que na descrição do produto open box isso esteja descrito, está tudo certo. Caso contrário, você pode devolver o item alegando que falta uma peça em relação ao conjunto original.

3 – Observe bem detalhes do produto
Comprou um celular open box? Verifique se não há riscos na tela ou na lente da câmera. Cheque a entrada da gaveta para Sim Card – é comum haver riscos nessa posição. E mais: verifique se os acessórios estão de acordo com a descrição.
Ligue o produto e teste suas principais funções. Tudo deve estar funcionando como se o item em questão tivesse vindo em um caixa lacrada. Em caso de problemas, comunique imediatamente a loja no qual a compra foi feita, antes mesmo de acionar a garantia junto ao fabricante.
4 – Atenção aos produtos de mostruário ou vitrine
Eletrônicos de mostruário ou vitrine vendidos no sistema open box requerem atenção redobrada. Os itens de mostruário, como o nome indica, muito possivelmente passaram pelas mãos de diverasas pessoas e podem, sim, apresentar algum tipo de problema se não forem testados corretamente.
Regra similar se aplica aos chamados modelos de vitrine. Em algumas lojas, as vitrines ficam expostas ao sol, o que indica que o seu produto pode ter passado semanas inteiras exposto a condições climáticas adversas. Apenas redobre os cuidados.
…..
Você já comprou um produto open box? Compartilhe com a gente suas experiências em relação a itens com essas características. Para conferir ofertas de verdade, acesse a nossa página de ofertas ou participe dos nossos grupos do WhatsApp e no Telegram.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Mundo Conectado
Confira as principais ofertas de Smartphones, TVs e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções