A Adobe está trabalhando em uma nova tecnologia com inteligência artificial (IA) que vai ajudar a melhorar artificialmente a resolução de vídeos e GIFs animados, transformando conteúdos antigos ou de baixa qualidade em materiais que parecem novos.
O nome desse recurso é Project Res-Up e ele ainda não está pronto para sair comercialmente, mas pode fazer parte no futuro de algum software da empresa — seja como uma função nos já populares Adobe Premiere Pro e Adobe Express, ou então lançado como um aplicativo separado.
Como funciona o Project Res-Up da Adobe
O Res-Up usa técnicas de upsampling baseadas em difusão, que gera novos dados com base em informações que alimentaram aquela IA anteriormente. Desse modo, é possível não apenas “preencher” a imagem com mais conteúdo, mas também melhorar a nitidez e o detalhamento daquele material.
Dessa forma, é possível reduzir o efeito de materiais borrados ou desfocados, por exemplo, além de recuperar cores e texturas que se perderam porque um vídeo foi salvo em baixa qualidade.
Segundo o site The Verge, que teve acesso a uma prévia dessa tecnologia, o resultado é bastante impressionante, mesmo que tudo ainda esteja em uma fase experimental e o clipe editado ainda tenha um aspecto de que foi editado.
Esse tipo de tecnologia não é inédito, mas melhora consideravelmente com o uso de IA e ainda não é tão popular em conteúdos animados quanto a recuperação de fotos antigas, por exemplo.
Além de servir para “reviver” GIFs animados de memes antigos ou clipes gravados por câmeras de má qualidade, esse recurso pode ajudar na restauração de filmes antigos que não estão bem preservados em película, por exemplo.
Quando sair do papel, a novidade se junta a outros lançamentos recentes da empresa no campo de IA e edição de conteúdo, como o recurso Firefly, a edição de objetos em camadas e o novo símbolo que indica se uma imagem foi feita artificialmente.
A Adobe vai detalhar um pouco mais o recurso do Project Res-Up nos próximos dias, mas ainda não deve disponibilizá-lo ao público e nem tem uma previsão para fazer isso.
Fonte: The Verge
- Categorias
- Tags