Bestune E05, um novo carro elétrico de origem chinesa, poderá chegar ao mercado brasileiro ainda em 2023. O modelo será produzido pela FAW Motors, que já está em processo de homologação dos veículos elétricos da sua submarca Bestune no país.
A FAW é uma marca desconhecida no Brasil, mas já possui joint ventures com grandes montadoras mundiais, como Volkswagen e Toyota na China. A empresa é também responsável pela parceria com a Xiaomi, que resultou no SUV Bestune T77, um modelo que já é conhecido do mercado brasileiro.
O Bestune E05 é um monovolume elétrico de cinco lugares voltado para o transporte de passageiros, seja por táxi ou carro de aplicativo. A maior parte das vendas será destinada a empresas, no modelo B2B (Business to Business). Porém, segundo o diretor da FAW Motors Brasil, Cadu Barbosa, também haverá vendas diretas, embora esse não seja o foco da operação.
Características do Bestune E05
O motor do Bestune E05 é fornecido pela Huawei e gera 163 cv e 15,8 kgfm, o que o torna mais potente do que seu arquirrival, o BYD D1, que chega aos 136 cv. Ambos os veículos têm baterias de fosfato de ferro-lítio, mas o Bestune possui uma bateria de 55 kWh, o que garante até 419 km de autonomia – contra 371 km do BYD D1. Na recarga rápida, o carro pode ir de 20 a 80% em 40 minutos.
Outras características do veículo incluem portas de trás corrediças e elétricas para facilitar o acesso dos passageiros da segunda fileira, além de equipamentos como piloto automático, frenagem regenerativa, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, bancos em couro, assento do motorista com aquecedor, central multimídia de 10’’ com conexão Bluetooth, quatro entradas USB e uma lâmpada germicida capaz de exterminar germes do interior em 40 minutos.
O Bestune E05 será importado da China e a previsão é que ele seja lançado no segundo semestre deste ano, com um preço estimado em torno de R$ 280 mil, quase R$ 10 mil a mais do que o BYD D1. A FAW também está planejando o lançamento do sedã B70 e sua versão SUV, B70S, ambos previstos para o primeiro semestre de 2024.
Via: Quatro Rodas
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