Índice do Artigo

Só o fundo do poço

13 dos piores filmes de todos os tempos, segundo o Rotten Tomatoes

Produções de todos os gêneros têm 0% de aprovação da crítica e nota baixa também pelo público.

13 dos piores filmes de todos os tempos, segundo o Rotten Tomatoes
Créditos: Divulgação/Freestyle Releasing

O Rotten Tomatoes não deve ser levado como uma verdade absoluta sobre a aprovação ou não de filmes, mas o agregador de resenhas é um dos mais completos e respeitados do mercado.

Para além das produções altamente elogiadas (ou “frescas”, na avaliação do site) e aquelas que ficam com uma porcentagem abaixo do esperado, há também o fundo do ranking: longas-metragens com 0% de aprovação pela crítica e uma nota igualmente baixa do público.

A seguir, listamos em ordem cronológica algumas dessas obras, que são consideradas os piores filmes do Rotten Tomatoes em cinema, streaming ou mídia física.

Os piores filmes do Rotten Tomatoes

1. Manos: The Hands of Fate (1966)

Quem é fã de filmes considerados os “piores de todos os tempos” talvez já conheça essa pérola, financiada e comandada por um empresário do setor de fertilizantes que decidiu virar cineasta de um dia para o outro.

Manos: The Hands of Fate mostra um casal caindo nas mãos de um perigoso culto satânico liderado por uma figura sobrenatural e um bizarro capanga chamado Torgo. Extremamente barato, o filme virou cult entre a comunidade do terror, tanto que tem 20% de aprovação no serviço, mas segue com avaliações baixíssimas de especialistas.

2. Bolero — Uma Aventura em Êxtase (1984)

Fonte da imagem: Reprodução/Rotten Tomatoes

Esse filme de drama com toques de erotismo foi comandado e escrito pelo cineasta John Derek e estrela a esposa do diretor, Bo Derek. Na trama, que se passa na década de 1920 uma estudante busca um homem para ter o primeiro relacionamento

Com muitas cenas sensuais, a produção foi altamente criticada por ser apelativa ao apostar na exploração do corpo feminino e ter diálogos sem qualquer sentido. Venceu seis Framboesa de Ouro e tem 18% de aprovação do público no Rotten Tomatoes.

3. Tubarão — A Vingança (1987)

O quarto e último filme da franquia Tubarão não tem qualquer envolvimento de Steven Spielberg, que dirigiu o clássico e fenômeno de bilheterias anos antes.

Com Michael Caine (Batman Begins, A Origem) no elenco, a produção é uma história de vingança e mostra um último confronto entre uma dessas feras do mar com a viúva e os filhos do protagonista original, o xerife Martin Brody

Os efeitos especiais são de baixíssima qualidade e a produção até gerou lucro, mas enterrou a série em definitivo. No Rotten Tomatoes, ele tem 15% de aprovação do público.

4. Dupla Explosiva (2002)

Quem olha o pôster de Dupla Explosiva (Ballistic: Ecks vs. Sever) estranha a nota baixa e as críticas negativas. A produção parece ousada e tem uma dupla estrelada de protagonistas, vividos por Antonio Banderas e Lucy Liu.

Só que a história de ação e espionagem que mostra dois agentes que se odeiam juntando forças para completar uma missão foi detonado pelo roteiro sem sentido e cenas de ação pouco inspiradas, apesar de um orçamento de grandes proporções para o período. O filme tem 20% da aprovação do público, mas entre críticos é um dos que mais recebeu avaliações negativas.

5. Pinocchio (2002)

Essa versão italiana de Pinocchio, história escrita por Carlo Colodi e já muito adaptada para diferentes mídias, entra na lista em especial por seu diretor e protagonista: Roberto Benigni, vencedor do Oscar por A Vida É Bela.

Fonte da imagem: Reprodução/Google Play Store

Entretanto, esse filme foi especialmente mal recebido nos Estados Unidos: a versão lançada no país pela Miramax tinha muitos cortes e uma dublagem de má qualidade. Além disso, o fato de Benigni interpretar o boneco de madeira, que deveria ser uma criança, é bastante criticado. Tem 33% de aprovação da audiência, mas até notas diferentes do zero incluem o apontamento de problemas.

6. Bebês Geniais 2: Super Bebês (2004)

Apesar de ser um filme claramente infantil, a comédia Bebês Geniais 2: Super Bebês dificilmente agrada espectadores de qualquer idade. A história retoma as aventuras de quatro bebês que se comunicam entre si e têm super poderes, usados para acabar com os planos de um magnata da mídia inescrupuloso.

A produção tem efeitos especiais de baixo orçamento e não se salva em absolutamente nenhum aspecto, apesar de trazer no elenco o veterano Jon Voight (Perdidos na Noite, Anaconda). Ele até tem 24% de aprovação do público no site, mas com poucas avaliações que devem ser levadas a sério.

7. Uma Chamada Perdida (2008)

Fonte da imagem: Reprodução/Rotten Tomatoes

Lançado no período em que remakes de sucessos do terror oriental estavam na moda, Uma Chamada Perdida (One Missed Call) é talvez a produção mais detonada dessa leva. Várias das avaliações positivas do público no Rotten Tomatoes são ironias e piadas com a falta de qualidade do filme.

A trama conta a história de uma mulher que começa a receber mensagens no celular que, aparentemente, antecipam um fim trágico para quem as responde. Além de problemas de roteiro, ritmo e atuações, a falta de sustos foi apontada como um grande defeito.

8. Hellraiser: Revelations (2011)

Hellraiser: Revelations é o nono filme da franquia e foi realizado pela Dimension Films unicamente para ela não perder os direitos sobre a franquia de terror Hellraiser.

A produção barata e feita às pressas conta a história de dois amigos que somem após uma viagem ao México, com as famílias dos dois jovens começando a juntar evidências sobre o que aconteceu e entrando em uma jornada de dor.

Além da baixa qualidade como um todo, esse foi o primeiro Hellraiser sem Doug Bradley, que interpretou o icônico Pinhead em todos os longas anteriores — o que só deixou a comunidade ainda mais enfurecida com o resultado. Além dos 0% da crítica, o filme tem aprovação de apenas 6% do público.

9. As Mil Palavras (2012)

Outra prova de que um bom elenco não significa uma produção segura, As Mil Palavras tem Eddie Murphy (Um Príncipe em Nova York, Um Tira da Pesada) e Kerry Washington (Scandal) como protagonistas, mas isso não foi o suficiente para garantir boas avaliações.

Essa comédia com toques de drama conta a história de um homem que encontra uma árvore mágica que dá a ele uma maldição: o homem só pode falar mil palavras e, após a última, irá morrer. O título até tem boa aprovação do público (46%), mas o consenso da crítica é de que o ator é mal aproveitado e tudo é sem graça.

10. Infectados (2013)

Antes de ter a carreira resgatada pela série Mr. Robot, Christian Slater teve que encarar produções de baixo orçamento e qualidade duvidosa como Infectados (Stranded).

Esse filme de ficção científica conta a história de astronautas que ficam presos no espaço e viram alvo de uma misteriosa infecção que desperta a paranoia dos sobreviventes. A produção é descrita em críticas como “sem lógica ou motivação” e nada original, com 9% de aprovação do público. 

11. O Apocalipse (2014)

O Apocalipse é um  thriller dramático que estrela Nicolas Cage e até parte de uma premissa interessante: durante uma viagem de avião em que ele é o piloto, milhões de pessoas somem da terra sem deixar pistas. O fenômeno do arrebatamento tem explicações bíblicas e o filme é repleto de conceitos religiosos.

A produção é considerada uma das piores do ator, que é conhecido por um currículo de extremos, e é baseada em um livro de mesmo nome. Uma sequência foi lançada anos depois, já sem relação com o astro. Ao todo, ele tem 19% de aprovação do público.

12. O Quarto dos Esquecidos (2016)

O Quarto dos Esquecidos é uma mistura de drama e terror com Kate Beckinsale (Underworld) sobre uma mulher que começa a ser aterrorizada por visões após a família se mudar para uma casa no interior. 

A maior parte das críticas nota como o título em inglês, The Disappointments Room, serve para avaliar o filme — a tradução literal é algo como “a sala dos desapontamentos” ou das frustrações, listando a falta de acontecimentos relevantes na trama ou a originalidade da produção. Além das críticas zeradas, o filme tem só 17% de aprovação do público.

13. Gotti: O Chefe da Máfia (2018)

John Travolta aparece na lista ao interpretar o mafioso John Gotti, uma notória figura do mundo do crime de Nova York que teve a vida contada em uma cinebiografia. A produção ficou quase sete anos no limbo e não se pagou em bilheteria, sendo indicado até para o Framboesa de Ouro em seis categorias.

Travolta foi relativamente poupado das análises, mas roteiro e fotografia não foram perdoados. No Rotten Tomatoes, o filme tem muitas análises e todas negativas, o que significa que ter 0% da crítica é ainda mais grave. A nota do público não é tão baixa (44%), mas são poucos os elogios encontrados.

E aí, você já assistiu a algum dos filmes listados acima como os piores de todos os tempos? Costuma usar o Rotten Tomatoes para saber se vale a pena ou não ver alguma produção? Deixe a sua contribuição nos comentários!

Fonte: Rotten Tomatoes