Índice do Artigo

Pegue a pipoca

Filme sobre a BlackBerry ganha data de estreia no Brasil

Produção mistura drama e comédia para mostrar a saga da empresa que conquistou o mercado corporativo antes do iPhone.

Filme sobre a BlackBerry ganha data de estreia no Brasil
Créditos: Divulgação/BlackBerry

BlackBerry, o filme que conta a história de ascensão meteórica e queda da fabricante de celulares corporativos, chegará oficialmente aos cinemas brasileiros em breve.

A distribuidora Diamond Films confirmou o lançamento do longa-metragem no país, com estreia programada para 12 de outubro de 2023 em salas de todo o Brasil.

Confira abaixo o trailer legendado da produção canadense:

Misturando comédia e drama, Blackberry narra a trajetória de Douglas Fregin e Mike Lazaridis, amigos de faculdade que se tornam os cofundadores da Research in Motion (RIM), uma pequena fabricante de eletrônicos portáteis.

Após conseguir o financiamento do investidor Jim Balsillie, a dupla revoluciona a indústria ao apresentar um telefone corporativo que vira o favorito de profissionais de todo o mundo, com teclado físico e organização de serviços corporativos em um só lugar — isso em uma era ainda inicial do que hoje conhecemos como smartphones.

Fonte da imagem: Divulgação/Diamond Films

O jogo muda, entretanto, quando a Apple apresenta o seu primeiro iPhone em 2007 e coloca toda a saga da RIM em risco. Depois de várias tentativas de se revitalizar, inclusive com a fabricante TCL e aparelhos usando Android focados em segurança, a marca finalmente se deu por vencido.

Em 2022, os aparelhos restantes deixaram de funcionar e a empresa que tentou reviver a marca desistiu do projeto de lançar um novo smartphone, encerrando em definitivo a marca.

Sucesso de público e crítica

O filme BlackBerry estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2023, e chegou às salas do Canadá três meses depois. Por enquanto, ele está bem avaliado no Rotten Tomatoes, com 98% de aprovação a partir de mais de 170 resenhas de críticos e 95% de pontuação do público.

O elenco tem o comediante Jay Baruchel (Como Treinar Seu Dragão), Matt Johnson (Operação Avalanche), Kelly Van der Burg (It — Capítulo 2) e Glenn Howerton (It’s Always Sunny in Philadelphia). A direção é do próprio Johnson, adaptando um livro escrito por Jacquie McNish e Sean Silcoff que conta a história da marca.

Fonte: Diamond Films