A Associação de Escritores da América (Writers Guild of America, ou WGA na sigla original em inglês) confirmou neste domingo (24) que iniciou o processo de acordo com os representantes de estúdios e plataformas de streaming. Caso seja finalizado com sucesso, o processo pode levar ao fim da greve dos roteiristas de Hollywood, que começou no início de maio deste ano.
Os principais representantes da WGA na paralisação foram avisados de que uma proposta foi realizada dentro dos termos pedidos pelos profissionais. Isso significa que o contrato ainda não foi fechado e pode mudar, mas ao menos as solicitações iniciais parecem ter sido atendidas pelas empresas.
“Podemos dizer, com grande orgulho, que esse acordo é excepcional — com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de filiação”
WGA
Agora, a WGA deve debater internamente a proposta, fazer uma votação e voltar a se encontrar com os representantes dos estúdios para estabelecer os termos e a linguagem de cada artigo do novo contrato. Por enquanto, a greve não está encerrada e os escritores seguem com as passeatas normalmente. Todo o processo de deliberação e assinatura pode levar mais alguns dias.
Segundo o site The Hollywood Reporter, a proposta tem duração de três anos. Até o momento, detalhes sobre o conteúdo não foram liberados para a imprensa.
Greves em Hollywood
Entre as demandas dos roteiristas membros da WGA, estavam um novo mínimo de escritores para programas de TV, aumento na taxa de pagamento por reexibição de conteúdo (os chamados “residuals”), a regulamentação do setor de inteligência artificial (IA) e outros tópicos de melhorias gerais nas condições de trabalho.
O possível fim da greve dos roteiristas não significa que toda a categoria criativa está satisfeita e filmagens retornarão ao normal: a paralisação de atores e atrizes é diferente e segue em andamento, ainda sem grandes avanços na negociação entre as partes.
Os representantes da categoria têm alguns pontos em comum com os escritores, como a regulação de IA, além da proibição da digitalização da imagem de intérpretes sem a devida autorização.
Além de vários adiamentos ou até cancelamento de projetos, o Emmy 2023 também teve a data alterada e só acontece em janeiro do ano que vem — isso se a greve de atores e atrizes também terminar em breve.
- Categorias
- Tags