Índice do Artigo

Cinema

Netflix vai encerrar serviço de aluguel de DVDs após 25 anos

Empresa ainda oferecia nos EUA a modalidade envolvendo discos, que começou a história da marca em 1998

Netflix vai encerrar serviço de aluguel de DVDs após 25 anos
Créditos: Netflix

A Netflix vai encerrar em definitivo o serviço que iniciou a trajetória da empresa. A partir de 29 de setembro de 2023, não será mais possível alugar DVDs pelo site da companhia. A confirmação foi da própria companhia durante a divulgação do seu mais recente relatório fiscal.

Apesar de parecer datado em tempos de streaming, a plataforma ainda oferecia essa modalidade nos Estados Unidos. No país, há 25 anos é possível alugar discos de filmes e séries pela plataforma, que são entregues pelo correio e devolvidos também pelo serviço postal. A embalagem vermelha virou um clássico e a cor é tradicional na identidade visual da marca até hoje.

No ar desde 1998, quando a Netflix foi estabelecida como empresa para concorrer com locadoras tradicionais, o aluguel funcionava por meio de uma assinatura mensal e as taxas de envio eram gratuitas. O catálogo incluía tanto produções clássicas quanto lançamentos recentes e não era restrita a conteúdos licenciados pela plataforma online, incluindo também outros estúdios e produtoras.

Foi apenas a partir de 2007 que a transmissão de conteúdos online começou na Netflix, mas o setor de aluguel continuou vivo pelo domínio DVD.com. O Brasil não chegou a receber a modalidade, já que nossa história com a marca começou em setembro de 2011 diretamente com o streaming.

A mudança na Netflix é possivelmente motivada por questões financeiras. A divisão de aluguel de discos mantém uma base de usuários até hoje, mas ela não é mais considerada viável do ponto de vista operacional. Isso é explicado tanto devido à queda do mercado de mídias físicas quanto a necessidade da própria plataforma de focar no streaming e recuperar assinantes.

Alguém ainda alugava DVDs na Netflix?

Segundo dados oficiais da empresa, o serviço de aluguel de DVDs chegou a ter mais de 16 milhões de inscritos simultâneos nos Estados Unidos no auge — um número considerado alto para um só país e em um mercado antes das transmissões digitais. Ao todo, foram 40 milhões de pagantes, desde o início até os dias de hoje. Para efeitos de comparação, o serviço de streaming hoje acumula 232,5 milhões de assinantes globalmente.

Dados coletados pela Associated Press indicam que a divisão que será encerrada gerou uma receita de US$ 145 milhões em 2022. Em uma estimativa, isso significa que ela tinha cerca de 1,1 milhão de assinantes até alguns meses atrás. Os clientes possivelmente eram pessoas sem familiaridade com o streaming, que prefere assistir aos conteúdos em disco ou sem conexões estáveis com a internet.

O primeiro DVD alugado na história da Netflix foi Beetlejuice, em 10 de março de 1998. Ao todo, foram mais de 5,2 bilhões de discos enviados e o título mais popular foi Um Sonho Possível, drama de 2009 estrelando Sandra Bullock e Quinton Aaron.

Via: Associated Press, Netflix

Via: Associated Press, Netflix