Índice do Artigo

Crise na Microsoft?

Panos Panay, chefe do Windows, deixa a Microsoft

Executivo anunciou sua decisão no começo desta segunda-feira, 18, surpreendendo a comunidade de tecnologia

Panos Panay, chefe do Windows, deixa a Microsoft
Créditos: Divulgação/Microsoft

Em um anúncio surpreendente, Panos Panay, figura proeminente, embaixador da linha Surface na Microsoft e atual chefe de desenvolvimento do Windows, revelou nesta segunda-feira, 18, sua decisão de deixar a empresa. A posição que ele ocupava nos trabalhos com o sistema operacional já durava desde 2020 e significa uma grande troca no modus operandi da fabricante.

O executivo iniciou sua trajetória profissional na companhia em 2003 como diretor de programa de hardwares para PC. Nesse período, ele desempenhou um papel crucial na criação e desenvolvimento da Surface – gama de tablets da Microsoft com Windows 8 – tornando-se uma figura reconhecida no cenário tecnológico. Junto a isso, participou da apresentação do Windows 11. Desde 2021, ele ocupava também o cargo de chefe de produtos.

Em mensagem compartilhada no X (antigo Twitter), Panay expressou sua gratidão por seus 19 anos na Microsoft e “pelas oportunidades de colaborar com pessoas incríveis no desenvolvimento de produtos”. Segundo ele, agora é hora de virar a página e começar um novo capítulo em sua vida profissional. (Confira a publicação na íntegra acima).

A Microsoft já tem um plano de sucessão em andamento. Yusuf Medhi, vice-presidente corporativo e chefe de marketing para consumidores, assumirá a liderança dos negócios do Surface e do Windows para parceiros OEM (sigla em inglês para Fabricante Original do Equipamento) e de varejo. Além disso, Mikhail Parakhin liderará a equipe de “Windows e experiências Web”, enquanto Pavan Davuluri ficará encarregado de “construir silício, sistemas e dispositivos que englobam o Windows, clientes e a nuvem para um mundo da inteligência artificial”.

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, agradeceu Panay pela contribuição à empresa e reafirmou que segue o “compromisso contínuo da Microsoft com o Surface e a Realidade Misturada”.

Diretor estava ‘escalado’ para evento da Microsoft em 21 de setembro

A despedida do ex-diretor aconteceu apenas três dias antes de um evento marcado pela Microsoft para 21 de setembro, divulgado por ele próprio, onde a fabricante deve detalhar seus próximos passos com a inteligência artificial. “Animado para estar em Nova York no dia 21 de setembro falando sobre inovação em IA da Microsoft”, escreveu ele no X em 28 de agosto.

A saída de Panay marca uma transição significativa para a Microsoft, que agora terá que continuar seu caminho sem um dos principais arquitetos da linha Surface e do Windows. O impacto dessa mudança no desenvolvimento de futuros modelos e na estratégia da organização deve ser observado com grande interesse pela comunidade de tecnologia nos próximos meses, e agora, ainda mais, no evento próximo.

Fonte: Tom’s Hardware