Índice do Artigo

Corporativo

Pix bate recorde com 122,4 milhões de operações em um só dia

Mecanismo de pagamento instantâneo do Banco Central se consolida como o mais utilizado no Brasil

Pix bate recorde com 122,4 milhões de operações em um só dia
Créditos: Divulgação/Estadão

O Pix, mecanismo de pagamento instantâneo do Banco Central, bateu um novo recorde de transações diárias no Brasil. Na última quinta-feira (6) foram realizadas 122,4 milhões de operações de transferências e pagamentos em tempo real, movimentando um volume de 62,9 bilhões de reais. Esse número superou o recorde anterior, registrado em 20 de dezembro de 2022, quando foram realizadas 104 milhões de transações.

Desde a sua implantação em novembro de 2020, o Pix vem ganhando a preferência dos brasileiros, sendo consolidado como o meio de pagamento mais utilizado no país, com 24 bilhões de operações realizadas apenas no ano passado. Com o sucesso da ferramenta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem trabalhado em uma nova funcionalidade que permita o parcelamento de operações feitas no débito com a utilização do Pix.

Segundo Haddad, essa nova funcionalidade pode melhorar as condições de crédito no país, tornando-se uma grande inovação no sistema bancário. Entretanto, ainda não há previsão para a implementação dessa nova funcionalidade.

A popularidade do Pix tem chamado a atenção de especialistas, que afirmam que a ferramenta é segura e eficiente. Com transações realizadas em tempo real, o Pix se tornou uma alternativa interessante para quem busca praticidade e rapidez em suas operações financeiras. O novo recorde registrado em 6 de abril apenas reforça a importância do Pix no mercado brasileiro e a sua capacidade de se consolidar como uma das principais ferramentas de pagamento no país.

Imposto de Renda 2023: quem optar por restituição por Pix vai receber primeiro

A Receita Federal revelou que aqueles que desejarem sua restituição via Pix do Imposto de Renda 2023 terão prioridade nos pagamentos realizados. Eles também afirmam que aqueles que se adiantarem e conseguirem entregar toda a documentação até o dia 10 de maio de 2023 será incluso dentro do primeiro lote disponibilizado durante o ano. A ordem segue o mesmo procedimento realizado em 2022, dividido por cinco lotes no total.

O primeiro lote tem o agendamento de 31 de maio de 2023; o segundo está agendado para o dia 30 de junho de 2023; o terceiro acontecerá no dia 31 de julho de 2023; o quarto lote chegará no dia 31 de agosto de 2023 e o quinto e último lote virá aos contribuintes no dia 29 de setembro de 2023. Quem deseja que a restituição caia através do seu Pix terá de informar qual é a sua chave durante a entrega da documentação. 

O prazo para você enviar o Imposto de Renda 2023 é do dia 15 de março a 31 de maio de 2023. O software onde você terá de inserir seus dados e informações só será liberado no início do prazo, ou seja, apenas na data ele estará disponível para download dentro do site da Receita Federal. O prazo foi alterado e incluiu um mês a mais para que pudessem oferecer vantagens para aqueles que fazem a sua entrega no início do procedimento.

Via: Valor Econômico

Via: Valor Econômico