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Twitter bloqueia interações com links do Substack

Restrições sinalizam possível disputa entre as duas plataformas

Twitter bloqueia interações com links do Substack
Créditos: Joshua Hoehne/Unsplash

Usuários do Substack se surpreenderam com um problema inesperado ao tentar compartilhar links no Twitter. Desde a última quinta-feira (6), ao interagir com qualquer tweet que contenha um link do Substack, é exibida uma mensagem de erro. Tweets com links para o Substack não podem ser retweetados, respondidos ou curtidos. A mensagem de erro afirma que “algumas ações neste tweet foram desativadas pelo Twitter“. A perda de funcionalidade também se estende a ferramentas como o TweetDeck.

Embora ainda seja possível postar links do Substack no Twitter, a interação dos usuários termina aí. Isso poderia ser apenas um erro comum, mas pode ser uma resposta do CEO do Twitter, Elon Musk, ao recurso Notes, anunciado recentemente pelo Substack, que se assemelha ao Twitter. Afinal, o Twitter não é estranho à supressão de rivais, reais e imaginários.

A rede social colocou brevemente restrições em tweets com links para o Mastodon, Facebook, Instagram e Truth Social, proibindo até mesmo links para outros perfis de mídia social em bios. Musk também experimentou proibir jornalistas que cobrem o Twitter e tomou outras decisões questionáveis para um autoproclamado defensor da liberdade de expressão.

Resposta do Substack

Os fundadores do Substack emitiram uma resposta ao movimento e parecem acreditar que as restrições foram instituídas de propósito e não fazem parte de um erro de sistema.

Estamos desapontados que o Twitter tenha escolhido restringir a capacidade dos escritores de compartilhar seu trabalho. Os escritores merecem a liberdade de compartilhar links para o Substack ou qualquer outro lugar. Esta mudança abrupta é um lembrete de que os escritores merecem um modelo que os coloque no comando“, escreveram os fundadores.

Há outra opção além de rancor ou um erro de sistema. É possível que o Substack tenha violado o esquema de preços da API recentemente anunciado pelo Twitter. O grande número de links para o conteúdo do Substack por parte dos usuários forçaria a empresa a investir na API Enterprise, que custa US$ 42 mil por mês. Se o Substack se recusou a pagar esses custos e o Twitter ficou sabendo disso, esta poderia ser outra situação como o “checkmark” do New York Times.

Via: The New York Times

Via: The New York Times