A telefonia fixa e a TV por assinatura continuam perdendo assinantes no Brasil. De acordo com números da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em agosto de 2023 a TV por assinatura perdeu 203 mil clientes e a telefonia fixa perdeu 325 mil linhas. Somente nos últimos 12 meses, a redução no número de linhas de telefone foi de 1,63 milhão. Todas as empresas de telecomunicações, como Vivo, Oi e Claro apresentam quedas drásticas mensais no número de linhas de telefone.
Atualmente, a base de usuários de telefone fixo é de 26,04 milhões no Brasil. Como podemos perceber, a redução no número de telefones é bem expressiva, chegando a cerca de 1% por mês. Além disso, a Anatel também aponta que a TV por assinatura teve redução de 14,9% nos acessos ano a ano, comprando agosto de 2022 até agosto de 2023. Atualmente, o número de acessos está na casa dos 12,5 milhões por mês.
Brasileiros abandonam serviços de telefonia fixa e TV por assinatura
O crescimento dos serviços de streaming e a praticidade dos smartphones trazem uma mudança drástica no comportamento dos brasileiros. A Claro é a maior operadora de telefonia fixa, com cerca de 7,56 milhões de linhas no Brasil. A empresa apresentou uma baixa anual de 9% e segue perdendo usuários. Além disso, o mesmo comportamento acontece nas demais empresas de telefonia, como a Vivo e Oi.
Pelo visto a tendência brasileira é, aos poucos, reduzir de forma drástica o uso de telefonia fixa e TV por assinatura. Durante o processo de transição, a Anatel acompanha os números e as empresas de telecomunicações vão precisar se adaptar ao novo paradigma da sociedade brasileira, que também se reflete no restante do mundo. Se antigamente todas as casas possuíam telefone fixo e muitas tinhas as antenas de TV decorando a lateral das casas, atualmente isso se torna cada vez mais raro.
Fonte: Tele.Sintese
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