A DJI lançou no dia 25 de agosto de 2022 seu primeiro drone FPV no estilo CineWhoop: o DJI Avata. Nesse artigo você vai saber tudo sobre o drone, como design, principais tecnologias, preços e quais os diferenciais de um drone com esse perfil. Como grandes destaques do Avata, processo de voo muito mais fácil que drones FPV tradicionais graças as várias tecnologias da DJI, como GPS e sensores, além dos protetores de hélices que diminuem muito o risco de acidentes, incluindo sistema que faz o drone se manter voando mesmo após uma colisão. Em se tratando de tecnologias, uma boa câmera 4K 60FPS, tempo de voo de até 18 minutos, distância de controle de até 10km com baixa latência(melhor responsividade aos comandos) para controle do drone, e um novo óculos FPV junto com o controle por movimentos que proporciona um controle mais simples mesmo para pessoas sem experiência.
Drone será lançado no Brasil no dia 22 de setembro
A Loja DJI, canal oficial de vendas da DJI no Brasil, começará as vendas do drone no país no dia 22 de setembro. Para quem quiser mais informações ou tem interesse na compra, acesse esse link. Entre os diferenciais da compra em canal oficial, garantia de 12 meses, assistência técnica e certificação Anatel de fábrica.
Voltando ao artigo, também mostrarei alguns dos principais vídeos já criados com drones FPV nesse estilo, deixando clara a diferença desses drones frente a modelos tradicionais como os da linha Mavic e Mini.
DJI Avata é o drone FPV mais fácil de pilotar lançado até hoje
Antes de mais nada, a DJI está dando mais atenção a esse segmento de drones FPV, que está crescendo rapidamente nos últimos anos graças aos vídeos espetaculares que eles são capazes de criar. Em especial, drones no estilo CineWhoop, que possuem tamanho pequeno e proporcionam criar vídeos em ambientes externos e internos. Naturalmente o sucesso desse tipo de drone chamou a atenção da DJI. O DJI Avata é o segundo drone FPV que ela coloca no mercado, agora com uma proposta bem diferente do DJI FPV Drone como falarei nesse artigo.
Em relação ao nome, que tem sido reconhecido pelo Google como DJI Avatar, não tem nenhuma relação com o filme de James Cameron, é apenas Avata e a pronúncia tem som de “Aváta”.
O que é um drone FPV CineWhoop?
Antes de falar do drone DJI Avata, é importante esclarecer brevemente o que é o estilo de drone FPV CineWhoop para quem ainda não conhece. Esse é um perfil de drone compacto, indicado para uso em locais com pouco espaço e trajetos difíceis, como cenários internos com corredores, passagens entre portas, janelas, no meio das pernas de pessoas e outros locais com alto grau de dificuldade. Já fiz um artigo mais completo sobre esse estilo, também listando alguns vídeos criados com drone FPV no estilo CineWhoop, para conferir clique na chamada abaixo.
Abaixo um dos vídeos mais famosos do mundo criados com um drone FPV CineWhoop, que precisou de cerca de 10 tentativas até esse take sem nenhum corte. O responsável é o piloto Jay Christensen, um dos mais famosos do mundo com uma série de belos vídeos com drones FPV. Recomendo conferir o Instagram dele.
Aprendendo pilotar drone FPV em modo manual com simuladores virtuais
A recomendação inicial para todos que querem aprender a pilotar um drone FPV é, antes da prática, treinar em um simulador virtual. O mais interessante é que é possível utilizar o controle e os óculos de verdade com os simuladores virtuais, dando uma noção muito próxima do que de fato vai acontecer na prática, com o diferencial de não colocar nada em risco em uma eventual queda – que vai acontecer muito, especialmente em modo manual, pode apostar.
O DJI Virtual Flight é o simulador da própria DJI, mas que por enquanto está disponível apenas para iOS. É uma pena, porque limita bastante seu uso. Usuários de Windows e Android precisam optar por simuladores e games de outras desenvolvedoras.
Entre os mais famosos estão: LiftOff, DCL – The Game, FPV Drone Simulator e VelociDrone FPV Racing Simulator. Independente do que escolher, o conceito será semelhante em todos: mostrar como é controlar um drone FPV de forma manual, sem ajuda de sensores e estabilização como nos modos normal e sport dos drones FPV da DJI. A grande maioria dos drones FPV tradicionais não tem nenhum recurso para ajudar em voo como esses, e a brincadeira muda completamente.
Design e tecnologias do DJI Avata
O drone CineWhoop da DJI segue conceito semelhante ao de outros drones nesse estilo, mas logicamente com mudanças de projeto buscando tornar o drone interessante para o que a DJI acredita ser bom para seu negócio. Até hoje, quando se trata de drones da DJI, sempre é considerado um projeto mais fechado, sem possibilidades de personalizações grandes, diferente da maioria dos drones FPV em que o piloto escolhe tudo que deseja em seu modelo, desde o tamanho do frame do drone (estrutura do corpo), hélices, motores, câmera etc.
O drone tem um acabamento muito bom, como é de se esperar. Protetores de hélices por padrão, com as mesmas viradas para a parte de baixo. Outro detalhe é que a DJI adotou hélices de 5 pás, naturalmente gerando maior fluxo e força para o drone. O ruído é o tradicional de modelos FPV desse porte, bem mais baixo do que o FPV Drone. A bateria fica na parte superior do drone, com mostrador de status. Sensores de obstáculos apenas na parte de baixo, que faz sentido já que estamos falando de um drone com foco para uso em locais fechados. Um sensor de posição também está presente embaixo.
Componentes serão vendidos separadamente mostram parte da construção do drone, indicando também o que poderia ser alterado nele. Abaixo imagens mostrando a carcaça inferior que prende e protege as hélices e motores, assim como a carcaça superior que faz o trabalho de manter a bateria presa. Agora é esperar empresas especializadas em acessórios e mesmo usuários com impressoras 3D começarem as personalizações, caso a DJI não adote algo nesse sentido.
A bateria fica na parte superior e é do Li-ion com 2430 mAh. Diferente dos drones FPV tradicionais em que a bateria fica presa ao drone por um velcro na maioria dos casos, o Avata tem uma estrutura de encaixe semelhante aos drones tradicionais da DJI. A bateria encaixa correndo horizontalmente para o suporte que mantém ela presa, com um conector diferente dos drones tradicionais, parecido com o do FPV Drone
O drone possui uma conexão USB-C e também entrada para um cartão microSD, mas em ambos os casos, bem difíceis de acessar pelo tamanho compacto do modelo.
Segurança e sensores
Grande parte dos drones CineWhoop trazem protetores de hélices, é quase um padrão nesse estilo, e o Avata segue esse caminho. Ele tem perfil de um drone com hélices de 3 a 5 polegadas, com uma estrutura de segurança nos motores e hélices. Os protetores de hélices ajudam a deixar o drone mais seguro, o que pode fazer muita diferença em voos com cenários fechados e interagindo com pessoas e objetos variados. Naturalmente, em uma colisão com uma pessoa, os riscos são bem menores do que com um drone sem protetores de hélices. Outro ponto é que o próprio drone fica menos suscetível a problemas, podendo aguentar pequenas colisões sem cair já que as hélices não serão tocadas.
O Avata tem sensores apenas na parte de baixo, tanto sensores de obstáculos como de posicionamento. Lembro que o conceito é um drone para voos em vários cenários, especialmente locais internos, logo não tem muito sentido sensores em mais direções.
Câmera do DJI Avata
A câmera está entre as características mais importantes quando os usuários consideram optar por um drone da DJI. No Avata a empresa colocou um modelo com sensor 1/1,7 CMOS e 48 Megapixels com ângulo de gravação de 155º graus com abertura fixa f/2,8 e bitrate de até 150 Mbps.
Campo de visão de 155º graus é um diferencial da câmera do Avata
Drones FPV tradicionais possuem uma câmera com imagens para controle do drone e outra para captação
Por outro lado, os modelos de drones DIY oferecem o que todo usuário que monta seu drone quer e gosta: escolher o produto que mais lhe atende. Se uma GoPro HERO7, uma HERO10 Black Bones específica para drones FPV, uma Insta360 ou mesmo uma Action 2 com seu tamanho mais compacto. Já um modelo como o FPV Drone e provavelmente também o Avata tem um cenário mais complexo de personalização, afinal a câmera é mais do que unicamente para filmar um take, ela é a responsável pela resposta das imagens do controle do drone, e naturalmente não pode ser trocada de forma tão simples, a não ser que a DJI tenha planejado isso.
Novos óculos DJI Goggles 2
Junto com o drone, a DJI lança novos óculos, chamados de DJI Goggles 2. A empresa tirou o nome “FPV”, utilizado pelos óculos lançados juntos com o FPV Drone e que também serão vendidos com o Avata: o DJI FPV Goggles V2.
A diferença entre os dois modelos está no design, tamanho e também em algumas especificações técnicas. Em relação ao tamanho, o novo Goggles 2 é bem menor do que o FPV Goggles V2, isso com algumas mudanças no design, como na disposição das antenas. Em se tratando de especificações técnicas, dependendo o óculos utilizado, até mesmo resolução e a quantidade de quadros pode mudar nas imagens gravadas pelo drone.
Controle por movimento e controle tradicional
Uma novidade comparada ao lançamento do DJI FPV Drone é que o DJI Avata foi lançado em combos que acompanham o Motion Controller, um modelo de controle diferente em que vários comandos são dados ao drone apenas com o movimento da mão. É um modo bem diferente de controlar o drone e que pode tornar o processo de controle mais fácil para algumas pessoas, mas mais limitado para usuários avançados, especialmente porque eles têm algumas limitações em relação ao tradicional FPV Remote Controller 2 que acompanha o FPV Drone, que poderá ser comprado de forma separada.
Entre os diferenciais da DJI nesses controles está o “botão de Pânico” (em vermelho), que se pressionado faz o drone estabilizar e pairar no ar, independente de como ele estiver no momento, mesmo se de cabeça para baixo quando em modo manual, o sistema vai fazer ele estabilizar pairando no ar na posição padrão de voo.
Modo manual vem desabilitado de fábrica e precisa ser ativado seguindo comandos do manual
Lembro que estamos falando de um drone FPV, e apesar das facilidades de voo devido a tecnologias da DJI, pilotos com experiência podem assumir o controle total da aeronave para dar piruetas, girar horizontalmente no eixo e uma série de outras manobras que um drone tradicional não consegue fazer.
Preços do DJI Avata, kits disponíveis e acessórios
Abaixo os preços de alguns combos do Avata e também de alguns acessórios vendidos na loja oficial da DJI. No Brasil o drone deve chegar ainda em setembro em alguns pacotes completos.
DJI Avata (apenas o drone) – US$629
DJI Avata Fly Smart Combo – US$1.168
Esse combo considera o drone, motion controller, uma série de acessórios e o óculos DJI FPV Goggles v2 (ele é um pouco maior – o mesmo disponibilizado com o FPV Drone).
DJI Avata Pro-View Combo – US$1.388
Esse combo considera o drone, motion controller, uma série de acessórios e o óculos DJI Goggles 2 como destaque.
Preços de componentes e acessórios:
– Hub de carregamento de bateria – US$59
– Hélices para o Avata – US$9
– Filtros ND com ND8, ND16, ND32 para o Avata – US$79
– Bateria de 2420mAh para o Avata – US$129
– Kit Fly More Kit com duas baterias e hub de carregamento – US$279
– Faixa acessório para Goggles 2 – US$19
– Protetor de hélice para o Avata – US$29
– DJI Upper Frame for Avata Drone – US$19
– Bateria de 1800mAh para o Goggles 2 – US$39
Preços do site Adorama.com.
Drone DJI Avata oficialmente no Brasil em breve
A Multi já confirmou que vai comercializar oficialmente o drone DJI Avata no Brasil em breve. Ainda não foi divulgado detalhes, como versões disponíveis, mas ele vai chegar por canal oficial, com a tradicional garantia de 12 meses, suporte e homologação Anatel de fábrica.
Drone FPV DJI Avata é anunciado e chega ao Brasil em breve
Vale a pena comprar o Avata ou é melhor um modelo DIY?
Se fizer essa pergunta para usuários de drones FPV CineWhoop tradicionais, talvez a maioria vai falar que certamente é melhor um modelo DIY. Entre os argumentos, preço mais baixo e todo o poder de personalização que esse conceito de drone possui, mas… o DJI Avata tem várias vantagens dependendo o uso, como facilidade de voo, segurança e apenas uma câmera.
Para um comparativo efetivo é necessário analisar o uso do drone. As tecnologias de segurança da DJI são de fato um grande diferencial para muita gente, especialmente sem experiência. Como destaque os protetores de hélices e sensores que fazem que ele fique voando mesmo em colisões em baixa velocidade, isso quando nos voos assistidos pelas tecnologias da DJI, leia-se modo normal e modo sport, já que em modo manual (o fpv raiz), os sensores são desligado e o piloto assume controle total.
Considerando um modelo CineWhoop para filmagens, no mínimo um boa câmera de ação também será necessária, e deve entrar na conta. Outro detalhe é que a câmera do Avata não toma o espaço que uma câmera de ação extra precisa em cima do drone, logo fica mais fácil voar com o Avata por ele possuir um corpo menor.
O drone FPV mais fácil de pilotar e ideal para iniciantes
Então a resposta para essa pergunta está muito relacionada ao nível do piloto e do que ele precisa. Para um usuário experiente, provavelmente o que mais interessará para ele dentre novos produtos anúnciados pela DJI é o novo Goggles 2 e a air unit (dispositivo responsável por fazer a ponte de comunicação entre o drone e o óculos e controle, justamente o componente que permite usar apenas o óculos e controle da DJI com um drone FPV personalizado). Mas se for para um usuário de drone tradicional que quer entrar no mundo dos drones FPV, acho que certamente o Avata é uma opção melhor. A aprendizagem é mais fácil e, mesmo se não voar em modo manual, já vai oferecer parte da experiência desse estilo de drone – longe das possibilidades oferecidas em modo manual (ACRO), mas já é um bom início.
Confira nossos conteúdos sobre drones
Apesar das críticas, a DJI entrega um “pacote” completo com o Avata, simples e prático comparado ao que outras empresas e que muitos usuários de drones FPV não consideram. É o conceito de voar de forma bem mais fácil e segura, graças às tecnologias que o drone oferece. Pilotos experientes e já acostumados a voar com drones FPV tradicionais talvez nem utilizem as tecnologias que um modelo como o Avata oferece, e pagar por isso pode não ter sentido, o que é totalmente compreensível. Mas para muita gente isso pode fazer a diferença em ter ou não um drone FPV, além do nome DJI ser muito forte no fator convencimento pela qualidade e experiência de voo que os drones tradicionais da empresa entregam.
O DJI Avata é um drone FPV ideal para novatos, mas talvez não para entusiastas de modelos DIY
Mas então vale a pena um Avata ou montar um modelo personalizado? A resposta é: depende de quem vai utilizar. Certamente para quem quer entrar nesse mundo de drones FPV de forma mais rápida o Avata facilitará muito a vida. Mas assim como o FPV Drone, ele também pode tornar o processo de aprendizagem de voar de forma manual (que é o grande diferencial de um drone FPV) muito mais lento que um drone FPV tradicional, porque as tecnologias para ajudar o voo tendem a segurar a aprendizagem da pilotagem manual, já em um FPV “raiz” não tem como correr, aprende, aprende, ou desiste. Outro ponto é que provavelmente as colisões e quedas tendem a ser menores em um Avata do que em um FPV tradicional, em que a dificuldade para voar é bem maior, especialmente no início.
CONFIRA NOSSA PLAYLIST DE VÍDEOS SOBRE DRONES COM VÁRIAS ANÁLISES
Se gosta de drones, fique ligado no Mundo Conectado, porque cobrimos de perto esse segmento, seja com conteúdos sobre drones tradicionais ou mesmo alguns sobre drones FPV.
Especificações técnicas do DJI Avata
O DJI Avata traz especificações bem interessantes, aliado a um ótimo acabamento e toda a qualidade já conhecida da DJI. Os destaques ficam para sua câmera com sensor de 1/1,7 polegada (0,58 efetivos) e 48 MP efetivos. Ela suporta gravação de vídeos em resolução 4K a 60FPS e 2,7K a 120FPS com sistema de estabilização RockSteady 2.0, além do HorizonSteady, que nivela o horizonte. Além disso, traz sistema de comunicação digital O3+(OcuSync 3+) entre drone, controle e óculos, que garante boas respostas aos comandos e alta resolução na transmissão de imagens, além de longa distância de controle. A autonomia de bateria promete chegar a 18 minutos, mas quando se trata de drone FPV ela pode cair radicalmente ficando abaixo de 10 minutos em um cenário de voo normal.
Principais especificações do drone DJI Avata:
– Câmera de 48MP com sensor de 1/1,7″ CMOS, FOV de 155 graus, com abertura fixa f/2,8 e foco fixo de 0,6 até infinito
– Gravação de vídeos em resolução 4K a 60FPS e 2;7K 120FPS
– Sistema de estabilização DJI RockSteady 2.0 e HorizonSteady
– Peso de 410 gramas
– Tamanho aberto de 180x180x80mm
– Sensores na parte de baixo do drone
– Velocidade máxima de 97,2km/h no modo manual, 50,4 km/h no modo sport e 28,8 km/h no modo normal
– Tempo máximo de voo de 18 minutos
– Armazenamento interno de 20GB e suporte para cartões de memória microSDXD
– Sistema de transmissão O3+ com distância de controle de até 10Km em FCC
– Suporte aos óculos DJI Goggles 2 (novo) e DJI FPV Goggles V2 (que acompanha o FPV Drone)
– Suporte ao DJI Motion Controller e também ao DJI FPV Remote Controller 2 (que acompanha o FPV Drone)
Comparativo
Preço de Lançamento | ||
Preço de Lançamento |
US$1.168,00
25/08/2022
|
US$1.299,00
02/03/2021
|
---|---|---|
Preço Atualizado | ||
Preço Atualizado |
–
Comprar
|
R$10.500,00
26/08/2022
Comprar
|
Ficha Técnica
Câmera(s) | ||
Câmera(s) | 48MP, 1/1.7" CMOS, f/2.8, FOV 155º, 150 Mbps, ISO 100-25600 | 12MP, 1/2.3" CMOS, f/2.86, FOV 150º, ISO 100-3200 |
---|---|---|
Resolução de vídeo e tecnologias | ||
Resolução de vídeo e tecnologias | 4K 60FPS, 2.7K 120FPS, 1080p 120FPS, ISO 100-25600 (manual), D-Cinemalike | 4K 60FPS, 1080p 120FPS, 120Mbps, D-Cinelike |
Formato dos vídeos | ||
Formato dos vídeos | MP4 | MP4/MOV (H.264/MPEG-4 AVC, H.265/HEVC) |
Formato das fotos | ||
Formato das fotos | JPEG | JPEG |
Distância de controle | ||
Distância de controle | O3, 10.000 metros | O3, 10.000 metros |
Resolução de transmissão | ||
Resolução de transmissão | 1080p | 1080p |
Autonomia máxima de voo | ||
Autonomia máxima de voo | 18 minutos | 20 minutos |
Bateria do drone | ||
Bateria do drone | Li-ion 2420 mAh | LiPo 6S – 2000 mAh |
Tempo de carga da bateria | ||
Tempo de carga da bateria | 47 minutos em 65W | 55 minutos |
Estabilização | ||
Estabilização | RockSteady 2.0, HorizonSteady | Gimbal de 2 eixos, Rocksteady |
Velocidade máxima | ||
Velocidade máxima | 97,2 Km/h | 140 Km/h |
Resistência ao vento | ||
Resistência ao vento | Escala 5 – 8.5 – 10.5 m/s ou 30 – 37,8km | Escala 5 |
Funções automáticas | ||
Funções automáticas | NÃO | RTH |
Sensores de obstáculos | ||
Sensores de obstáculos | SIM, inferior | SIM |
Luz de LED | ||
Luz de LED | – | – |
Sensor ADS-B | ||
Sensor ADS-B | SIM | SIM |
Armazenamento | ||
Armazenamento | 20GB, microSDXC | microSDXC |
Cópia de arquivos sem fio | ||
Cópia de arquivos sem fio | NÃO | NÃO |
Live Stream | ||
Live Stream | NÃO | NÃO |
GPS | ||
GPS | GPS, Galileo, BeiDou | SIM |
Tamanho dobrado | ||
Tamanho dobrado | 180x180x80 mm | Sem hélices 178×232×127 mm |
Tamanho aberto | ||
Tamanho aberto | 180x180x80 mm | Com hélices 255×312×127 mm |
Peso de decolagem | ||
Peso de decolagem | 410 gramas | 795 gramas |
App de controle | ||
App de controle | DJI Fly | DJI Fly |
Controles suportados | ||
Controles suportados | Motion Controller, FPV Remote Controller 2 | Motion Controller e FPV Remote Controller 2 |
Extras | ||
Extras | – | – |
Abaixo alguns vídeos criados com drones FPV CineWhoops, mas nenhum deles com o Avata, que naturalmente vai começar a ganhar espaço agora após seu lançamento.
- Categorias
- Tags