Índice do Artigo

Tecnologia de Ponta

Ucrânia mostra seu novo exercito de 2.000 drones com IA

Segundo Mykhailo Fedorov, ministro da Transformação Digital da Ucrânia, o país enviou 2 mil drones Autel EVO Max 4T para às linhas de frente da batalha

exercito de drones da ucrânia com 2 mil drones
Créditos: Mykhailo Fedorov/X

Os drones desempenham papel importante na guerra entre Rússia e Ucrânia. Com investimentos massivos no uso militar dos dispositivos, o exército ucraniano faz tudo o que pode para resistir à invasão. Agora, o ministro da transformação digital do país, Mykhailo Fedorov, afirmou que os soldados vão receber cerca de 2 mil drones Autel EVO Max 4T para resistir ao exército de Vladmir Putin.

De acordo com Mykhailo, os “drones são equipados com IA, que detectam e perseguem automaticamente objetos e alvos“. Além disso, ele pede para as pessoas “se manterem ligadas“, pois a Ucrânia deve continuar investindo no segmento. O Autel EVO Max 4T é um drone corporativo, com foco no segmento empresaria. Porém, por possuir conjunto de câmera de ponta e muita tecnologia ele pode receber adaptações e atuar em situações de combate. Abaixo você confere o vídeo do ‘Exército de Drones’ da Ucrânia:

Conheça o Autel EVO Max T4

O EVO Max 4T é um drone da Autel Robotics. A tecnologia presente na aeronave rivaliza os melhores drones da DJI. Além disso, ele traz um conjunto com 3 câmeras, uma principal de 50MP, outra tele de 48MP com zoom óptico de 10x e uma câmera termal (que detecta níveis de calor). Além disso, drone possui tecnologia de inteligência artificial para detectar e seguir objetos.

Com esse conjunto de câmeras o drone é capaz de filmar em resolução 8K com zoom híbrido de incríveis 160x. Para finalizar, o drone possui um sensor Laser que permite medir objetos em distância de até 1200 metros. Ele ainda possui suporte a certificação IP43 que possibilita voar em chuva moderada, pode ser controlado até 20Km de distância e voar por até 42 minutos com uma carga de bateria.

Com foco no setor corporativo e empresarial, o drone possui especificações robustas que devem auxiliar o exército ucraniano no combate. Cada drone custa US$ 8.999 (cerca de R$ 46.300 em conversão direta) e representa um investimento de peso do governo da Ucrânia em tecnologia para impedir a invasão russa. Enquanto o conflito avança sem previsão de encerrar, mais e mais os drones se mostram capazes de alterar o rumo do conflito.

Fonte: DroneXL