Mais de quatro anos após anunciar seu ambicioso plano de investir pesadamente na construção de uma rede global de internet via satélite, a Amazon lançou ao espaço os dois primeiros satélites para seu sistema Project Kuiper na última sexta-feira (6).
“Fizemos testes extensivos aqui em nosso laboratório e temos um alto grau de confiança em nosso design de satélite, mas não há substituto para testes em órbita“, disse o vice-presidente de tecnologia do Project Kuiper, Rajeev Badyal, em um comunicado antes do lançamento.
O Project Kuiper é o plano da Amazon de construir uma rede de 3.236 satélites em órbita baixa da Terra, para fornecer acesso à internet de alta velocidade em qualquer lugar do mundo. A empresa planeja investir mais de US$ 10 bilhões para construir o Kuiper e recentemente inaugurou uma instalação de processamento pré-lançamento de US$ 120 milhões na Flórida.
Chamada de “Protoflight”, a missão da última sexta viu o foguete Atlas V da United Launch Alliance transportar dois satélites – Kuipersat-1 e Kuipersat-2. O foguete foi lançado da plataforma SLC-41 da ULA em Cape Canaveral, Flórida.
A Amazon trocou de fornecedor de lançamento para o par de satélites duas vezes antes de finalmente decidir pelo foguete Atlas V, que é imediatamente disponível, embora seja muito potente, para a missão Protoflight. A Amazon originalmente planejou lançar no foguete RS1 da ABL Space, mas os atrasos no desenvolvimento do RS1 moveram os satélites para o foguete Vulcan da United Launch Alliance, mas os atrasos na estreia do Vulcan moveram os satélites para o Atlas V.
Grande investimento da Amazon
No ano passado, a Amazon anunciou o maior acordo corporativo de foguetes da história da indústria para lançar satélites Kuiper, assinando contratos de lançamento com a ULA, Arianespace e Blue Origin, de Jeff Bezos. Como parte desse acordo, a Amazon espera pagar cerca de US$ 7,4 bilhões pelos lançamentos do Kuiper nos próximos cinco anos.
A empresa reservou 77 lançamentos – acordos que incluem opções para mais lançamentos quando necessário – desse trio de empresas para implantar os satélites com rapidez suficiente para atender aos requisitos regulamentares. Essa compra massiva foi alvo de escrutínio em um processo de um acionista da Amazon, que alega que a empresa desprezou a SpaceX por valiosos contratos de lançamento de satélites por causa da rivalidade pessoal de Jeff Bezos com Elon Musk.
Concorrência com a SpaceX e Elon Musk
A Amazon está tentando alcançar a SpaceX, que expandiu seu serviço de internet via satélite Starlink para mais de 2 milhões de clientes. Crucialmente, a SpaceX diz que não está mais absorvendo o custo das antenas Starlink que vende com o serviço, e os mais de 5.000 satélites que lançou até agora atendem clientes consumidores, empresariais e governamentais.
No início desta semana, a Amazon reiterou que seus primeiros satélites de produção Kuiper estão programados para serem lançados no primeiro semestre do próximo ano – com planos para iniciar o beta teste da rede com clientes até o final de 2024.
A Protoflight representa um teste “de ponta a ponta” do Kuiper. A Amazon tentará verificar se os satélites protótipos podem se conectar às antenas terrestres e transmitir essa conectividade para seus pequenos terminais de clientes.
Este ano, a Amazon revelou um trio de antenas de satélite que planeja vender aos clientes do Kuiper. A empresa ainda não disse o que espera cobrar dos clientes pelo hardware ou serviço. Testes de campo anteriores das antenas Kuiper da Amazon viram velocidades de download de até 400 Mbps.
As principais instalações Kuiper da empresa estão perto de Seattle – nas cidades de Redmond e Kirkland, em Washington. A Amazon tem outras localidades em San Diego, Austin, Texas, Nova
Fonte: CNN
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