Uma nova e intensa onda de calor está prestes a tomar conta do Brasil, desafiando o início da primavera e trazendo temperaturas que podem atingir picos impressionantes de até 45°C. O país se prepara para enfrentar um calor implacável nos próximos dias, enquanto um bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias, comuns para esta época do ano.
Oficialmente, a primavera começa no próximo sábado (23), às 3h50 pelo horário de Brasília, marcando a transição das estações. No entanto, a atmosfera não está seguindo o calendário e já nos presenteou com esse calor intenso que encerra o inverno de forma abrupta.
O bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina são os principais responsáveis por essa onda de calor, que afetará a maior parte do Brasil, exceto o estado do Rio Grande do Sul, onde são esperadas mais chuvas, enquanto a região se recupera das enchentes recentes.
Inicialmente, as áreas mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, mas o calor também se fará sentir no Sudeste e no Centro-Oeste. No decorrer da semana, o ar quente avançará em direção ao centro do país, ganhando ainda mais força na segunda metade da semana.
O pico dessa onda de calor está previsto para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro, quando capitais como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro podem estabelecer novos recordes de temperatura, de acordo com a Climatempo.
Os meteorologistas alertam que, de modo geral, as áreas do Centro-Sul do Brasil enfrentarão um calor extremo, com máximas acima dos 40°C em muitas regiões, chegando até a 41°C e 43°C no Centro-Oeste, conforme a MetSul. O interior do estado de São Paulo, especialmente nas regiões oeste, noroeste e norte, também enfrentará temperaturas extremamente altas ao longo das próximas semanas.
A população deve estar atenta aos cuidados necessários para enfrentar esse clima escaldante, como a hidratação constante, o uso de roupas leves e a proteção contra a exposição direta ao sol. Além disso, as autoridades de saúde recomendam evitar atividades ao ar livre nos horários de pico de calor, que geralmente ocorrem entre as 10h e as 16h.
Previsões por região
Veja agora como ficará o tempo nesta semana de início da estação, de acordo com o Inmet:
Norte: Espera-se acumulados maiores que 70 mm no oeste do Amazonas e em Roraima. No Acre, Rondônia e em áreas centrais de Roraima, a previsão é de baixos acumulados de chuva. Nas demais áreas, não há previsão de chuva.
Nordeste: A previsão é de variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea, mas, principalmente, no litoral pernambucano e paraibano no decorrer da semana. Nas demais áreas, como no Matopiba (área que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e no interior da região, a previsão é de tempo quente e com baixa umidade.
Centro-Oeste e Sudeste: O instituto prevê tempo quente e seco em praticamente toda a semana.
Sul: Teremos acumulados de chuva significativos, inferiores a 50 mm, em áreas entre o centro e o leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas demais áreas, podem ocorrer baixos acumulados, menores que 15 mm.
- Categorias
- Tags