Um grupo de cientistas foi responsável pela criação de um novo mapa de Marte que mostra praticamente todos os detalhes que foram capturados pela sonda Hope. O equipamento dos Emirados Árabes Unidos foi o responsável por coletar 3 mil imagens que permitiu com que uma nova forma do Planeta Vermelho fosse apresentada aos curiosos do espaço.
Lançada há mais de dois anos, a sonda espacial Hope tem como objetivo principal analisar o impacto das tempestades de poeira e outras condições climáticas na perda de ar na atmosfera de Marte. Para isso, a sonda estuda a velocidade com que o ar marciano vaza para o espaço sideral. A missão também inclui a coleta de imagens por meio de uma câmera a bordo.
Devido à grande distância entre a Terra e Marte, que é de quase 55 milhões de km, as imagens capturadas pelo Hubble não são muito nítidas. A sonda Hope, por sua vez, viaja em uma órbita elíptica ao redor de Marte que varia de 20 mil km a 43 mil km da superfície do planeta. Essa distância é bem maior do que a do Mars Reconnaissance Orbiter, mas muito mais próxima do que a do Hubble.
Cores utilizadas no mapa são encontradas em Marte
Cientista pesquisador do Centro de Ciências Espaciais da Universidade de Nova York em Abu Dhabi, Dimitra Atri disse que todas as cures utilizadas para a criação do mapa são “naturais de Marte”. Além disso, ele também afirmou que se sentiu “impressionado com a qualidade da imagem mostrando o disco completo”.
Para obter imagens com condições de iluminação semelhantes, Dimitra Atri passou meses pesquisando e juntando diversas fotografias, descartando aquelas em que as nuvens impediam a visibilidade da superfície. Segundo ele, o processo foi extremamente difícil e envolveu a remoção de todos os limites e outras interferências.
Em breve, um artigo científico será publicado descrevendo o algoritmo criado por Dimitra Atri e sua equipe. A metodologia tem potencial para ser aplicada em outras missões espaciais, incluindo o Juice, recentemente lançado pela Agência Espacial Europeia na última sexta-feira.
Via: O Globo
Via: O Globo
- Categorias
- Tags