Desde seu lançamento, em julho de 2020, até a chegada a Marte em 2021, o helicóptero Ingenuity, da NASA, atrai atenção de toda a comunidade científica internacional pelas possibilidades de exploração do planeta vermelho. Um dos objetivos principais de sua viagem era encontrar o rover Perseverance e ajudá-lo em suas rondas – o que foi cumprido e rendeu imagens interessantes da missão.
Esta semana marcou a primeira vez que os dois equipamentos se aproximaram o bastante para ‘se enxergarem’ no meio da poeira de Marte. Atualmente, eles estão a cerca de 23 metros um do outro, distância suficiente para a sonda terrestre fotografar a aeronave, que, segundo a agência, está lidando bem com o clima ‘severo’ do local.
Well, we don't see this every day!
— NASA JPL (@NASAJPL) April 19, 2023
For the first time in nearly two years, @NASAPersevere is close enough to see the dust on the #MarsHelicopter's rotors. 😮 From about 75 ft / 23 m away, Ingenuity looks to be holding up well in the harsh Martian environment. pic.twitter.com/slVMVRMRam
O Perseverance e o Ingenuity trabalham juntos na exploração e coleta de amostras para a missão Mars Sample Return, feita em conjunto com a Agência Europeia Espacial (ESA), dedicada a recolher elementos físicos do planeta, como rochas e poeiras, e retorná-los para uma análise completa. Como está em solo, o rover não consegue notar com antecedência obstáculos que o obriguem a mudar sua trajetória, e é aí que entra o helicóptero, que traz a visão aérea para a NASA e ajuda a otimizar o caminho da sonda.
Missão já é considerada um sucesso
Apesar de ainda estar em seus primeiros anos, a missão já é considerada um sucesso pela superação de expectativas. O Ingenuity foi projetado inicialmente como uma demonstração de tecnologia, que chegaria no máximo a cinco voos. A ideia era testar e provar que era possível sobrevoar Marte com um dispositivo controlado da Terra.
A aeronave não só comprovou isso como passou a bater recordes constantemente. Em 13 de abril, no seu 50º voo, chegou a altura de 18 metros, a maior alcançada por ela e seus controladores até então; no dia 2, alcançou sua maior velocidade: 6,5 m/s, equivalentes a 23,4 km/h. Os registros completos podem ser acessados aqui.
Por ser um equipamento frágil, é importante que o Ingenuity seja monitorado também fisicamente, por isso a importância das fotos tiradas pelo Perseverance. Até então, nenhum problema notável e os ‘colegas de trabalho’ podem continuar seu serviço, tão importante para a exploração espacial.
Via: Twitter/NASA
Via: Twitter/NASA
- Categorias
- Tags