Em um incidente inusitado ocorrido no espaço, uma dupla de astronautas da NASA, Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara, perdeu uma mala de ferramentas durante uma caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS). Agora, ela pode ser observada e fotografada.
Capturada em imagens por telescópios, a mala brilha no céu noturno, podendo ser observada com um simples par de binóculos. A velocidade aparente do objeto, de cerca de 90 km/h, e seu acabamento reflexivo, que o faz brilhar como uma estrela de magnitude 6, tornam sua visualização possível.
Apesar do incidente, as astronautas completaram com sucesso a manutenção na ISS, que incluiu a substituição de um rolamento no painel solar e ajustes em um cabo que interferia em uma câmera externa.
Entretanto, a NASA precisou fazer uma análise precisa da trajetória da mala. Isso porque eles queriam assegurar que ela não representasse risco de recontato com a estação, garantindo a segurança dos tripulantes e da própria ISS.
Caso não é o primeiro relatado pela NASA
Este não é o primeiro caso de perda de equipamentos durante caminhadas espaciais. Incidentes semelhantes ocorreram no passado, como em 2008, quando a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper perdeu uma bolsa de ferramentas, e em 2017, quando um escudo de detritos foi acidentalmente solto.
O destino final da mala de ferramentas é incerto, mas estima-se que permanecerá em órbita por alguns meses antes de começar a descer rapidamente e desintegrar-se ao reentrar na atmosfera terrestre, um evento previsto para ocorrer entre março e julho de 2024.
Por mais que a situação não traga preocupações maiores, acaba levantando a discussão referente ao lixo espacial. Isso porque a comunidade científica se preocupa constantemente sobre esse assunto. No caso da mala, por mais que seja um objeto pequena, ela é capaz de se deslocar em grandes velocidades.
Via: smithsonianmag
- Categorias
- Tags