Índice do Artigo

Futebol High Tech

FIFA aprova uso de tornozeleira com sistema de rastreamento de desempenho em jogos oficiais

A empresa Playermaker criou tornozeleira aprovada pela FIFA que é capaz de monitorar o desempenho técnico e físico dos atletas

playermaker-tornozeleira
Créditos: Playermaker/Divulgação

A FIFA aprovou a utilização de sistemas vestíveis de rastreamento em jogos oficiais de futebol. A Playermaker, empresa especializada em desempenho esportivo, criou tornozeleira capaz de monitorar o desempenho físico e técnico de jogadores de futebol. A tecnologia recebeu certificação da International Football Association Board (IFAB) e também do Programa de Qualidade FIFA de Sistemas Eletrônicos de Desempenho e Rastreamento (EPTS).

O rastreador é uma tornozeleira, equipada nas chuteiras dos jogadores. O mecanismo funciona em tempo real durante os jogos de futebol e são capazes de medir tempo com bola, equilíbrio técnico, velocidade de chute, velocidade, aceleração, distância e mudanças de direção. A Playermaker criou a tecnologia em 2019, mas somente agora em 2023 a FIFA aprovou o uso do vestível em jogos oficiais. De acordo com a empresa, o dispositivo é uma alternativa econômica para coleta de dados individuais. “Ele se mostra promissor como uma alternativa econômica para a coleta de dados individuais e de equipes e para simplificar a análise, contribuindo assim para disponibilizar tecnologias de rastreamento em mais níveis do futebol“.

FIFA aprova uso de tornozeleira em jogos oficiais

De acordo com a FIFA, o Programa EPTS foi criado para garantir que sistemas de rastreamento e demais dispositivos não representam perigo a integridade física dos jogadores. Dessa forma, a Associação faz uma extensa análise das tecnologias, antes de aprovar o uso nos jogos oficiais de futebol. A Playermaker possui parceria com mais de 200 clubes, incluindo grandes nomes como Manchester City, Benfica, LA Galaxy e Norwich City.

Com a aprovação, provavelmente começaremos a ver os jogadores com o vestível no tornozelo, tendo seu desempenho físico e técnico em constante análise. A Playermaker também garante a segurança do dispositivo, e seu amplo desempenho. “Ao contrário dos wearables montados nas costas, este produto permite insights mais abrangentes sobre o desempenho e as disciplinas médicas devido à posição na chuteira que gera dados sobre os membros inferiores“. A partir de agora, não se espante ao ver na televisão os jogadores com estranhas tornozeleiras entre a articulação do tornozelo e as chuteiras. É apenas mais uma tecnologia para aprimorar o futebol.

Fonte: The Athletic