Índice do Artigo

novo recurso

Ferramenta de imagens com copyright agora permite edição com IA nas fotos

A Shutterstock já sinalizou, em comunicado oficial, que está trabalhando em diretrizes claras para o uso responsável da ferramenta

Ferramenta de imagens com copyright agora permite edição com IA nas fotos
Créditos: Divulgação/Shutterstock

A Shutterstock, conhecida por ser uma das maiores plataformas de venda e distribuição de imagens do mundo, anunciou uma inovação que promete agregar significativamente o mercado de mídia digital. Isso porque ela apresentou a possibilidade de customizar imagens reais por meio de inteligência artificial (IA).

A promessa é uma maior liberdade criativa e agilidade nos processos de edição. O que diferencia essa tecnologia de outras já presentes no mercado é a habilidade de transformar imagens reais, mantendo a qualidade e autenticidade, pelo menos segundo a apresentação da empresa.

Dessa forma, em vez de apenas adicionar filtros ou fazer pequenas correções, a IA permite modificações mais profundas, tornando, por exemplo, uma cena diurna em noturna ou mudando a estação do ano de uma paisagem.

Foto: Divulgação/Shutterstock

Essa nova funcionalidade não se limita apenas a alterações visuais amplas. Pode-se também ajustar detalhes minuciosos, como a cor de um objeto específico ou o padrão de uma roupa, sem a necessidade de softwares de edição complexos.

Empresa está preocupada com a comunicação

A integração da inteligência artificial na Shutterstock não é apenas uma estratégia para manter-se relevante em um mercado em constante mudança, mas também uma resposta direta às necessidades dos seus usuários. Pesquisas internas indicaram que muitos clientes queriam mais autonomia e flexibilidade na edição de imagens, algo que a nova IA oferece com eficiência.

Entretanto, há coisas para se preocupar. A customização ampla de imagens reais traz à tona questões éticas. Como será o uso desta ferramenta em contextos jornalísticos, por exemplo? Há preocupações legítimas sobre a possibilidade de distorcer a realidade, criando cenários que não existiram.

Para enfrentar essa questão, a Shutterstock já sinalizou, em comunicado oficial, que está trabalhando em diretrizes claras para o uso responsável da ferramenta. Além disso, a empresa sugere que os usuários sempre informem quando uma imagem foi significativamente alterada pela IA, garantindo transparência ao público.

Via: The Verge