Comprar um pendrive de procedência duvidosa pode ser uma experiência bastante frustrante. Você não só gasta dinheiro em um produto possivelmente falsificado, mas também acaba em mãos com um dispositivo de baixa velocidade de transferência e, provavelmente, uma capacidade de armazenamento interno abaixo do que era anunciado.
O engenheiro de software Steve Gibson sabe bem qual é esse sentimento e tentou ao menos reduzir esse problema com um novo programa para computador que é capaz de fazer uma checagem em dispositivos USB para verificar se eles são ou não verdadeiros — ao menos em termos de espaço.
O ValiDrive é um software para Windows que faz uma rápida checagem em qualquer dispositivo de armazenamento USB plugado em seu computador. Ele é capaz de dizer se a memória interna dele de fato bate com o espaço disponível que consta na embalagem ou até nas propriedades do aparelho.
Com o software, você pode checar em poucos segundos se um pendrive de supostos 512 GB de espaço de fato oferece esse tamanho para armazenamento de arquivos e dados, por exemplo, ou então tem apenas uma fração disso.
Em dispositivos USB falsificados e baratos até demais, que imitam fabricantes famosas, a sugestão de um tamanho maior do que eles realmente possuem é uma das formas de atrair consumidores desavisados — e que só ficam sabendo da fraude depois de tentar guardar arquivos pesados no acessório.
Como saber se um pendrive é falsificado?
Ao rodar o programa e selecionar o disco removível a ser analisado, o sistema gera um mapa colorido com a capacidade disponível de verdade (em verde) e possíveis fraudes, onde o espaço dito como livre não existe (em vermelho).
Sistemas operacionais normalmente deixam passar esse tipo de enganação, já que não checam se o dado transferido de fato encontrou espaço no dispositivo falso — que, nas próprias configurações, alega ser de um tamanho.
Nesse caso, você pode achar que guardou arquivos, dados e backups, mas na verdade eles não foram corretamente armazenados.
No relatório, o ValiDrive também verifica a quantidade de tempo levada em cada sessão de leitura e gravação de dados, trazendo também mais detalhes sobre a velocidade de transferência do USB — outra especificação técnica que pode ser fraudulenta, já que isso depende da geração da conectividade do produto.
(Fonte da imagem: Divulgação/ValiDrive)
O ValiDrive é um programa para Windows bastante leve (94 kb) e executável rapidamente. Você pode fazer o download gratuito do programa por este link.
Fonte: Gibson Research Corporation
- Categorias
- Tags