Índice do Artigo

Gadgets

Pesquisadores desenvolvem Fribo, robô para ajudar quem mora sozinho a socializar

Produto foi projetado para encorajar jovens a mandarem mensagens e ligarem uns para os outros


Ao utilizar microfones e sensores, o Fibro sabe quando o usuário chega em casa, liga as lâmpadas, abre a geladeira ou começa a lavar as roupas. De acordo com os desenvolvedores, essas informações são compartilhadas de maneira anônima com o resto do grupo.

Oho! Seu amigo acabou de abrir a porta da frente. Alguém acabou de chegar em casa?“, sugere o robô. A partir daí, os outros usuários podem demonstrar sua aprovação ao bater duas vezes na mesa perto do robô. Ao reconhecer isso, ele envia uma mensagem no grupo de chat para iniciar uma conversa.

Os cientistas apresentaram o Fribo na ACM/IEEE International Conference on Human Robot Interaction e ainda entrevistaram 4 grupos de jovens que testaram o robô por mais de 1 mês. Ao menos as reações iniciais ao projeto foram positivas.

“Eu posso imaginar o que meu amigo está fazendo e eu sinto que nós vivemos na mesma casa, mas em outro quarto. É como compartilhar minhas atividades diárias com meus amigos. Eu geralmente acordo tarde de manhã, mas quando eu comecei a perceber meus amigos se arrumando cedo, eu comecei a pensar em começar o dia mais cedo com meus amigos”.
– Relato de um dos jovens que participou dos testes

Via: The Verge