A plataforma de streaming Netflix é muito conhecida por oferecer um catálogo bastante variado de filmes e séries de várias partes do mundo, passando por gêneros como ação, terror, comédia romântica, documentários e realities.
Só que o serviço também acompanha desde 2021 um acervo de dezenas de jogos, que podem ser baixados sem custo adicional além da assinatura. Eles não são muito divulgados pela empresa e só agora começaram a ser testados para aparelhos além de tablets e celulares, mas há títulos de muita qualidade e para todos os gostos no acervo.
O Mundo Conectado selecionou abaixo os melhores jogos do catálogo da Netflix, de produções baseadas em originais da empresa até títulos indie que são um sucesso de público e crítica.
1. Oxenfree
Oxenfree é um jogo narrativo de terror e mistério da Night School Studios, a primeira desenvolvedora que foi adquirida para ser um estúdio interno da própria Netflix. A história segue Alex, uma adolescente que vai para uma ilha deserta e cheia de mistérios com os amigos. Além de dramas típicos da idade, ela precisa lidar com aparentes criaturas sobrenaturais que despertaram após a jovem sintonizar uma estação de rádio.
Lançado antes da compra, esse game de gráficos simples e jogabilidade baseada em diálogos e pequenos puzzles já ganhou uma sequência. É Oxenfree II: The Lost Signals, que também está disponível na plataforma e é bastante indicado para quem curtir o estilo do primeiro.
2. Immortality
Criado por Sam Barlow, de Tell me Lies e Her Story, Immortality coloca você no papel de um investigador que recebe cenas de cinema e programas de TV fora de ordem. O seu objetivo é organizá-los e descobrir o significado de conteúdos para entender o que aconteceu com Marissa Marcel, uma estrela de cinema em ascensão que some repentinamente.
Todas as cenas são gravadas com atores de verdade e, além de três longas-metragens picotados, você tem acesso a bastidores das filmagens para entender mais sobre os personagens e suas relações ao longo dos anos.
3. Spiritfarer
Jogos de gerenciamento e simulação normalmente não trazem uma carga narrativa e sentimental muito grande, mas essas regras são subvertidas em Spiritfarer. Aqui, você encarna uma barqueira espiritual que precisa levar as almas de recém-falecidos ao local em que elas completam a passagem.
Durante o tempo de serviço, o jogador entra em contato com histórias emocionantes ao mesmo tempo em que precisa melhorar o próprio navio, ajudar moradores das ilhas locais e conquistar a confiança dos clientes, cada um com uma personalidade bastante definida e curiosa.
4. Shovel Knight: Pocket Dungeon
Shovel Knight é um dos jogos de aventura e plataforma mais famosos dos últimos anos, mas aqui ele aparece em um formato diferente.
Esse é um jogo que mistura ação com quebra-cabeças, com o jogador tendo que resolver enigmas e atacar inimigos na ordem certa para limpar a tela e ganhar mais pontos. Pense em Shovel Knight Pocket Dungeon como uma espécie de Bejeweled ou Candy Crush, porém temático e em um ritmo alucinante.
5. Relic Hunters: Rebeldes
Essa criação do estúdio brasileiro Rogue Snail mistura elementos de ação, tiro, exploração e RPG.
Em Relic Hunters: Rebeldes, você precisa derrubar o Império Ducan e recuperar a Pedra do Vazio por diferentes mapas repletos de inimigos e desafios. Para salvar a região, escolha um entre quatro Hunters, cada um com habilidades específicas e um estilo de jogabilidade próprio.
6. Twelve Minutes
Lançado em 2022, o jogo Twelve Minutes conquistou uma base de fãs pela história contada aos poucos e envolvendo crime, romance e viagem no tempo.
Com uma jogabilidade simples baseada em dedução e lógica, seu objetivo aqui é tentar desfazer o loop temporal em que o protagonista se encontra, isso enquanto tenta descobrir porque um policial violento (dublado pelo ator Willem Dafoe) bate todas as noites na sua porta para confrontar você e a sua esposa.
7. Terra Nil
Diferente dos jogos mais frenéticos e que exigem movimentos precisos, Terra Nil é um gerenciador estratégico de recursos com um ritmo calmo e cadenciado, que lembra títulos como Sim City.
Aqui, você precisa recolonizar uma terra infértil e desenvolver todo o ecossistema do local, plantando florestas, atraindo animais e limpando os oceanos. O jogo com pegada ecológica e sustentável tem vários mapas diferentes, cada um com um desafio a mais, mas todos trazendo o mesmo clima de tranquilidade.
8. Kentucky Route Zero
Kentucky Route Zero é uma mistura de seriados de mistério e surrealismo, como Twin Peaks, com os velhos jogos de aventura point-and-click da LucasArts para computador, como Full Throttle e Day of the Tentacle.
Dividido por episódios e desenvolvido ao longo de vários anos, o título narra uma longa viagem por estradas dos Estados Unidos, com uma narrativa misteriosa e envolvente, que compensa a jogabilidade simples com belos visuais e diálogos bem construídos. Você vai encontrar personagens curiosos ao longo do caminho e passa por situações que nem sempre são explicadas ou compreendidas, o que só aumenta a carga de mistério.
9. TMNT: Shredder’s Revenge
As Tartarugas Ninja marcaram época não só nos quadrinhos, no cinema e com desenhos animados, mas também nos games. E o mais recente título da franquia homenageia justo o gênero mais adorado dos jogos envolvendo a franquia: o beat ‘n up, muito conhecido como “briga de rua” pelo público brasileiro mais veterano.
Em TMNT: Shredder’s Revenge, você escolhe um entre vários personagens da saga — incluindo Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello — e anda pelas fases derrotando capangas, robôs e chefões. Os gráficos homenageiam gerações anteriores, mas com toques de modernidade.
10. Before Your Eyes
Before Your Eyes é um jogo focado em narrativa, ou seja, sem ação, tiros ou um ritmo frenético. Situado sob uma perspectiva em primeira pessoa, ele tem uma história que se modifica de acordo com as escolhas do jogador, que controla uma alma recém-chegada ao pós-vida.
Ao navegar pelas memórias do protagonista, que estão organizadas de acordo com horas, dias ou anos de diferença, você conhece mais sobre as experiências de vida de uma pessoa e reflete sobre escolhas ou acontecimentos que podem se encaixar na sua própria experiência. O título é ideal para quem não costuma jogar, mas adora ver uma série para chorar.
11. Stranger Things: 1984
Propositalmente retrô, Stranger Things: 1984 funciona como uma espécie de aventura paralela para a segunda temporada da série, que é um fenômeno no streaming. Essa foi uma das primeiras incursões da companhia no mercado de games, já indicando o que viria pela frente.
Simulando um jogo de RPG e ação, aqui você controla os protagonistas em Hawkins em missões próprias, escapando de militares, descobrindo segredos sobrenaturais e coletando itens, inclusive dentro do temido Mundo Invertido.
12. O Gambito da Rainha: Xadrez
Um dos mais recentes jogos da plataforma, O Gambito da Rainha: Xadrez é baseado na minissérie O Gambito da Rainha, estrelada por Anya Taylor-Joy e exclusiva da Netflix.
O título segue uma história que se passa no mesmo universo do seriado, com você encontrando personagens apresentados ao longo dos episódios, aprendendo a jogar xadrez e desafiando os maiores mestres da região — com aulas indicadas para iniciantes até veteranos no jogo de tabuleiro.
…
E aí, você já experimentou algum jogo do catálogo da Netflix? Se sim, qual o seu favorito? Algum título ficou de fora dessa seleção? Deixe a sua opinião nos comentários!
- Categorias
- Tags