Índice do Artigo

Confira o passo a passo

Como ativar a inteligência artificial generativa na busca do Google?

Mesmo em fase experimental o recurso já pode ser utilizado pelos usuários

Google
Créditos: Pixabay/Reprodução

Você sabia que o Google já utiliza inteligência artificial generativa nas buscas em seu navegador? É isso mesmo! E nós vamos mostrar como é fácil ativar esse novo recurso que tem gerado muito assunto em 2023.

Após grande adesão de praticamente todas as empresas do setor de tecnologia e inovação a Inteligência Artificial, agora o Google enfim íntegra IA em suas buscas – bem, pelo menos uma versão experimental.

O que é inteligência artificial generativa?

Se você chegou aqui, provavelmente já deve ter alguma noção do que é inteligência artificial generativa. E quando falamos de IA, uma das primeiras ferramentas que vem à mente é o ChatGPT, que estreou há quase um ano e revolucionou o modo como buscamos informações na internet.

Através de questionamentos simples, procurando uma informação direta, você pode indagar o chatbot da OpenIA e ele vai te entregar a resposta na íntegra, sem enrolação e várias opções de links para que você acesse e descubra a resposta para seu questionamento.

Se você quer saber quais foram os pintores renascentistas mais relevantes ou mesmo qual o melhor modelo de smartphone para dar de presente no final de ano, a IA que atua no ChatGPT irá lhe entregar opções mais claras do que o Google. Bem, pelo menos até agora.

Desde que começou a investir na IA Bard a Google tem corrido atrás do prejuízo, e a partir de agora seus usuários poderão fazer uso de IA generativa diretamente no maior buscador da internet. No vídeo abaixo você podem ver como funciona o ChatGPT, que é a maneira que a SGE (Experiência de Pesquisa Generativa, na sigla em inglês) do Google também irá atuar:

Em uma explicação simples, IAs generativas são capazes de reunir muita informação e se adaptar a cada novidade que tem acesso. Como o Google tem a sua disposição todas as páginas da internet, é lógico pensar que sua ferramenta de IA terá acesso a todo esse conteúdo para oferecer a melhor resposta para o usuário. E, assim como o ChatGPT, não será através de links para vários sites, mas num formato de chat, elencando em listas ou dando diretamente uma resposta para a pergunta que você realizou – segundo os parâmetros que você designou.

Por exemplo, eu questionei a IA qual seria o “melhor modelo de drone para dar de presente no final de ano?” e ela me repassou algumas informações pertinentes, separando em modelos para iniciantes. Eu poderia ser mais específico e ela se adaptaria e também me responderia de maneira mais específica.

SGE Google
Google/Reprodução

A inteligência artificial já vem sendo aplicada há algum tempo em diversos segmentos. Embora a IA generativa usada para fins de busca seja algo um pouco mais recente, ainda mais para o usuário final, essa tecnologia já está entre nós. Suas capacidades de reunir informações, se adaptar a busca que o usuário deseja e entregar uma resposta direta ao questionamento é algo que irá agregar muito na usabilidade de todos.

Como ativar a IA generativa do Google?

Como eu disse no ínicio do texto, a ativação da IA é bem simples:

  • Acesse o Search Labs (hub para aplicações betas do Google);
  • Ao acessar, o usuário terá um pop-up com um botão simples, onde poderá Ativar ou Desativar o uso do SGE, a ferramenta de IA generativa do Google;
SGE Google
Google/Reprodução
  • Após ativado o recurso poderá ser utilizado em qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile (como smartphones e tablets) onde o usuário utilize sua conta Google conectada.
  • Ao realizar a próxima busca, o formato já será diferente, como um chat, onde você poderá ter uma conversa progressiva com o SEG e acessar as respostas que ele lhe enviar.

Vale ressaltar que o recurso ainda é experimental, então algumas respostas podem não ser o que o usuário espera, com informações inconsistentes ou mesmo faltando algo. Mas a Google deixa claro que o uso contínuo nessa fase de testes fará com que a ferramenta se aprimore e funcione cada vez melhor. Afinal, é isso o que uma IA generativa faz.

FONTE: Google