Índice do Artigo

Google

Google afirma que não vai mais escanear seus e-mails para criar anúncios

A Google decidiu sair de vez da polêmica de “ler” os e-mails de seus usuários do Gmail e anunciou que vai parar de vez de fazer isso. Os bots da empresa escaneava as mensagens da plataforma para ajudar a criar anúncios direcionados para as pessoas, mas este não será mais o caso. Os anúncios personalizados ainda existirão, mas baseando-se em outros dados como o histórico de navegação e pesquisas no buscador da Google.

O conteúdo do consumidor do Gmail não será usado ou escaneado para qualquer personalização de anúncios após essa alteração. Esta decisão coloca os anúncios do Gmail em linha com a forma como personalizamos anúncios para outros produtos do Google. Os anúncios apresentados são baseados nas configurações dos usuários. Os usuários podem alterar essas configurações a qualquer momento, incluindo a desativação da personalização de anúncios.
Diane Greene, vice-presidente da Google Cloud

A prática de escanear os e-mails dos usuários foi amplamente criticada por ativistas da privacidade que consideravam isso uma invasão, principalmente por não ser amplamente divulgada pela Google. A defesa da empresa é que os termos de serviço que assinamos para usar o G-Mail permitia isso e que ninguém está lendo as mensagens, são apenas bots procurando por palavras-chave, mas ainda assim despertou suspeitas e preocupação para muitos usuários.