A Google decidiu sair de vez da polêmica de “ler” os e-mails de seus usuários do Gmail e anunciou que vai parar de vez de fazer isso. Os bots da empresa escaneava as mensagens da plataforma para ajudar a criar anúncios direcionados para as pessoas, mas este não será mais o caso. Os anúncios personalizados ainda existirão, mas baseando-se em outros dados como o histórico de navegação e pesquisas no buscador da Google.
“O conteúdo do consumidor do Gmail não será usado ou escaneado para qualquer personalização de anúncios após essa alteração. Esta decisão coloca os anúncios do Gmail em linha com a forma como personalizamos anúncios para outros produtos do Google. Os anúncios apresentados são baseados nas configurações dos usuários. Os usuários podem alterar essas configurações a qualquer momento, incluindo a desativação da personalização de anúncios.“
Diane Greene, vice-presidente da Google Cloud
A prática de escanear os e-mails dos usuários foi amplamente criticada por ativistas da privacidade que consideravam isso uma invasão, principalmente por não ser amplamente divulgada pela Google. A defesa da empresa é que os termos de serviço que assinamos para usar o G-Mail permitia isso e que ninguém está lendo as mensagens, são apenas bots procurando por palavras-chave, mas ainda assim despertou suspeitas e preocupação para muitos usuários.
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