O Google introduziu silenciosamente um limite no número de arquivos que você pode criar e salvar no Drive. Segundo relatos do Ars Technica e do CNET, a empresa confirmou que você pode criar um máximo de 5 milhões de arquivos no Drive, mesmo que pague pelo armazenamento extra.
De acordo com o Google, o limite de 5 milhões de arquivos se aplica apenas ao número de arquivos criados no Drive, não ao total de arquivos compartilhados em seu Drive. Isso significa que você pode ter mais de 5 milhões de arquivos no sistema, desde que eles não sejam criados exclusivamente por você.
Um porta-voz do Google afirmou que a mudança ocorreu para “manter um desempenho e confiabilidade fortes” e que isso deve ajudar a prevenir o “uso indevido” dos sistemas da empresa. Se você atingir o limite, o porta-voz disse que receberá uma notificação e poderá entrar em contato com o suporte do Google para resolver o problema.
Limite já está valendo
Embora 5 milhões possa parecer um número absurdo de arquivos para uma pessoa fazer upload, alguns usuários realmente atingiram esse limite. Um usuário no Reddit com 7 milhões de arquivos no Drive relatou que o Google os impediu repentinamente de criar novos arquivos em fevereiro, mesmo sem atingir o limite de armazenamento de 2 TB que pagam. Vários outros usuários no site de problemas do Google afirmam ter encontrado o limite de arquivos por volta do mesmo período e inicialmente pensaram que era um bug.
Conforme apontado no post do Reddit, o limite de arquivos significa que alguém com 2 TB de armazenamento e um tamanho médio de arquivo acima de 400 KB atingirá o limite de arquivos antes mesmo de esgotar o espaço de armazenamento. Em outras palavras, alguns usuários podem estar pagando por mais armazenamento do que realmente podem usar, a menos que optem por compactar seus arquivos em pastas zip.
Parece que o Google não alertou aqueles afetados pelo limite recém-implementado antes de sua entrada em vigor, deixando-os correndo para realocar ou compactar arquivos excedentes. Além disso, o Google não atualizou suas páginas de suporte do Google One ou Workspace para observar o limite, embora seja indicado que as unidades compartilhadas do Workspace podem conter um máximo de 400.000 arquivos. Embora a maioria das pessoas provavelmente não tenha 5 milhões de arquivos armazenados no Drive, o Google poderia ter dado pelo menos um aviso adequado para aqueles que têm.
Via: ARStechnica, CNET
Via: ARStechnica, CNET
- Categorias
- Tags