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Google WebGPU será disponibilizado no Chrome para melhorar gráficos e jogos online

Novidade permitirá acesso a recursos mais avançados de GPU para aplicações na web, incluindo jogos, melhorias em bibliotecas 3D e eficiência energética

Google WebGPU será disponibilizado no Chrome para melhorar gráficos e jogos online
Créditos: Reprodução/Neowin.net

Uma nova API de gráficos, a WebGPU, está chegando ao Chrome e outros navegadores para plataformas desktop e mobile após anos de desenvolvimento. Comparada à atual WebGL, ela permite que desenvolvedores e aplicativos acessem recursos mais avançados da GPU e fornece suporte de primeira classe para computações gerais na GPU.

Espera-se que isso resulte em uma melhoria significativa na eficiência energética, tornando os recursos mais complexos e robustos de aprendizado de máquina acessíveis a dispositivos mais baratos e acessíveis.

A WebGPU oferece uma série de benefícios para a renderização de gráficos. Ela reduz a carga de trabalho do JavaScript para os mesmos gráficos e permite aprimorar as bibliotecas 3D Javascript existentes, como Babylon.js e Three.js, com novas técnicas de renderização.

Além disso, ela transfere para a GPU cálculos caros que são atualmente feitos na CPU, permitindo que novas engines de jogos sejam portadas para a Web e exponham recursos de renderização mais avançados. Com o suporte do WebGPU, muitas outras classes de aplicativos poderão ser portadas para a Web.

Por exemplo, o Google Meet usa aprendizado de máquina para separar o usuário do fundo. Executar o aprendizado de máquina em WebGPU tornaria isso mais rápido e eficiente em termos de energia, permitindo que esses recursos cheguem a dispositivos de usuário mais baratos e acessíveis e modelos mais complexos e robustos“, diz a empresa em comunicado.

Trabalho em conjunto

A disponibilidade do WebGPU é uma iniciativa de empresas como a Mozilla, Apple, Intel e Microsoft desde 2017, com o objetivo de permitir que aplicativos funcionem de forma portátil em diferentes sistemas e navegadores.

O WebGPU estará disponível em breve no Chrome 113, que atualmente está em beta e será estável ainda este mês, em dispositivos Mac, Windows com suporte ao Direct3D 12 e dispositivos ChromeOS com suporte ao Vulkan.

A previsão é que em breve ele também esteja disponível no Android e Linux, além do Safari e do Firefox, que já planejam suportar a nova API de gráficos. A adoção do WebGPU pode trazer uma melhoria significativa para as experiências de jogo e gráficos online, além de oferecer aprimoramentos para outras aplicações que exigem um grande poder de processamento gráfico.

Via: Blog do Chrome

Via: Blog do Chrome