A plataforma online de aprendizagem e ensino de idiomas Preply fez um levantamento sobre os hábitos de busca do público brasileiro quando o assunto é gastronomia mundial e preparo de alimentos em casa.
O estudo ranqueou as receitas internacionais mais pesquisadas pelo brasileiro em serviços de busca ao longo do ano, levando em conta termos em ascensão observados entre janeiro e setembro de 2023 da plataforma Google Ads.
O primeiro colocado do ranking é o brownie, um doce popularizado em especial pelos Estados Unidos. A liderança é incontestável, com o doce tendo com uma quantidade aproximada de buscas que é quase o triplo do segundo colocado — o fricassê, da França.
Segundo a pesquisa, sobremesas de origem norte-americana ou popularizadas pelos EUA foram o destaque, com quatro alimentos (browie, cookies, waffle e donuts).
Juntas, as quatro acumulam mais de 3 milhões de pesquisas no recorte feito usando o buscador da Google.
Além do público buscar como fazer em casa esses alimentos, estabelecimentos profissionais que vendem esse tipo de doce também estão cada vez mais populares no país.
Constam também no ranking pratos típicos de comunidades de imigrantes que foram estabelecidas em várias regiões do país, como alimentos de Japão, Síria, Líbano, Alemanha e principalmente a Itália, com três pratos tradicionais na lista: nhoque, risoto e focaccia.
“Explorar os diversos sabores do mundo não é apenas uma aventura culinária, mas uma viagem incrível ao coração da cultura. (…) Degustar pratos de diferentes países abre uma porta para a compreensão das histórias e tradições entrelaçadas em cada ingrediente. A curiosidade pela culinária global não apenas estimula as papilas gustativas, mas também a apreciação genuína pela riqueza cultural”
Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply.
Curiosamente, o único prato da América Latina é o último colocado do ranking: a chipa paraguaia, bastante consumida no café e que lembra um pouco o nosso pão de queijo.
Fonte: Preply
- Categorias
- Tags