OpenAI lançou oficialmente sua funcionalidade de navegação na internet para o ChatGPT, cerca de três semanas após reintroduzir o recurso em versão beta. A informação foi divulgada pela OpenAI nesta terça-feira (17).
Confira o vídeo:
Histórico de atualizações no ChatGPT
ChatGPT, o chatbot de IA generativa que tem conquistado o mundo nos últimos meses, historicamente tinha limitações de dados até setembro de 2021, tornando-o inútil como um mecanismo de busca em tempo real.
No entanto, a OpenAI começou a trazer serviços da internet para o ChatGPT em março, uma medida que sempre veio com riscos inerentes, uma vez que a web ao vivo não é curada da mesma forma que um conjunto de dados de treinamento estático – isso potencialmente abriu as portas para abusos por parte de atores mal-intencionados e caos algorítmico no bom e velho estilo.
Em maio, a OpenAI começou a disponibilizar a pesquisa na web por meio do Bing, o mecanismo de busca pertencente ao patrocinador corporativo da OpenAI, a Microsoft, antes de estender o acesso ao aplicativo móvel ChatGPT no final de junho. No entanto, o novo recurso foi rapidamente retirado após a descoberta de que o ChatGPT era capaz de exibir conteúdo com paywall.
Avançando para o final de setembro, a OpenAI começou a disponibilizar novamente o recurso “Navegar com Bing”, após aperfeiçoar a forma como o ChatGPT segue as instruções estabelecidas pelos proprietários de conteúdo – essencialmente, agora promete aderir ao que um proprietário de site diz em seu arquivo Robots.txt, semelhante aos rastreadores da web tradicionais.
Agora, a funcionalidade “Navegar com Bing” está oficialmente disponível para todos os assinantes Plus e Enterprise, sem a necessidade de ativar o beta nas configurações.
Novidades no DALL-E
Em notícias relacionadas, a OpenAI também lançou o DALL-E 3 em versão beta, um mês após a estreia da última encarnação do gerador de texto para imagem.
O DALL-E 3 oferece integração com o ChatGPT, o que significa que os usuários não precisam pensar com tanto cuidado em suas solicitações de texto ao pedir ao DALL-E para criar uma imagem – o ChatGPT pode fazer a maior parte do trabalho pesado para garantir que a imagem que o usuário recebe seja mais próxima do que eles desejam.
Além disso, com o DALL-E 3 incorporado diretamente no ChatGPT, os usuários agora poderão receber imagens como parte de suas consultas baseadas em texto, sem precisar alternar entre aplicativos.
O DALL-E 3 está disponível em versão beta na web e no celular, com os usuários podendo ativar o recurso selecionando “DALL-E 3 (Beta)” na guia GPT-4 dentro do ChatGPT. Esta nova funcionalidade promete tornar as interações com a IA da OpenAI ainda mais fluidas e integradas à vida cotidiana.
Fonte: OpenAI
- Categorias
- Tags